Saiba mais sobre a Ponta da Joatinga (RJ)

Saiba mais sobre a Ponta da Joatinga (RJ)

Atualizado: Terça-feira, 16 Junho de 2009 as 12

A Ponta da Joatinga é uma península que fica no litoral sul do Rio de Janeiro, mais especificamente entre Parati e Trindade, conhecida pelos navegadores como o Cabo Horn brasileiro, por causa do mar agitado, que provoca ondas altas e fortes boa parte do tempo.

A região é linda e o difícil acesso a torna ainda mais irresistível. A Mata Atlântica circundante é densa e o percurso é apenas por barco ou caminhada; por isso e também por pertencer à Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e à Reserva Ecológica da Joatinga, essa porção do litoral fluminense está preservada, tanto em termos naturais como culturais, pois a comunidade de pescadores local mantém muitas de suas características tradicionais.

A trilha de 4 dias atravessa toda a região, com visita a várias vilas, montanhas e cachoeiras. O ponto alto das caminhadas fica por conta das praias belíssimas, quase desertas, que ponteiam o decorrer do percurso.

Praia Grande: Para que começa a trilha sentido Parati - Trindade, esta praia é o ponto de partida. Na praia, são encontradas várias piscinas naturais além de uma belíssima cachoeira.

Praia Martim de Sá: Uma das praias mais famosas da região, pela sua famosa beleza e sua ondas boas para o surf, geralmente é utilizada para pernoite do grupo.

Praia do Cairuçu: Área de proteção ambiental, abriga o pico de mesmo nome. Fica numa das regiões de mais difícil acesso do trekking e geralmente é utilizada para pernoite.

Praia da Ponta Negra: De difícil acesso, após a travessia de um longo trecho de mata atlântica bastante densa, o visual de cima da praia impressiona pela beleza. Utilizada também para pernoite, abriga uma vila de pescadores.

Praia dos Antigos:Praia deserta e de águas calmas. Possui uma cachoeira ótima para banho.

Praia do Sono: Ponto de partida para quem faz o trekking sentido Trindade-Parati. No meio do caminho, no alto do morro, um mirante trás a recompensa da subida íngreme: ondas, ilhas e a imensidão do oceano mostrando uma das mais belas vistas da viagem.

veja também