Saiba mais sobre Eldorado Paulista (SP)

Saiba mais sobre Eldorado Paulista (SP)

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

Uma das principais regiões auríferas do Brasil colonial, a cidade de Eldorado goza desde 1995 do status de Estância Turística. Em vez do ouro, o quarto maior município do estado de São Paulo em extensão oferece a seus visitantes vasta flora, riquezas naturais e muitas opções para a prática de esportes de aventura, em razão do relevo do Vale do Ribeira. A região apresenta profundos vales, tomados por pequenos córregos e ribeirões de águas cristalinas, além de quedas d?água.

ATRAÇÕES

Gruta da Tapagem

Também conhecida como Caverna do Diabo, o local pode receber a visita de estudantes de qualquer idade, em razão da infraestrutura que possui. A caverna apresenta quase 600 metros abertos para visitantes, com passarelas de concreto com corrimão, iluminação e escadas. O acesso custa cinco reais.

Trilha do Bugio

Localizada na Mata Atlântica, a trilha possui cinco quilômetros de extensão e permite a identificação de várias espécies da flora e fauna, além de dar acesso à Cachoeira do Araçá e a três cavernas selvagens.

Mirante do Angico

É um dos mais altos pontos do município de Eldorado. Dele, temse a visão da cadeia de montanhas que formam a Serra do André Lopes.

Vale das Ostras

Trilha pela mata que acompanha o Ribeirão das Ostras, que passa por nove cachoeiras até a chegada à maior delas, a Queda de Meu Deus, com aproximadamente 53 metros de altura.

Cachoeira do Sapatu

Cachoeira com piscina natural de águas límpidas, que tem acesso pela SP165, a 28km do centro da cidade e mais 150 metros de trilha. Ideal para grupos de até 20 pessoas.

Vale do Rio Batatal

A 40km da cidade, apresenta uma trilha no meio da Mata Atlântica e dá acesso à Cachoeira da Luz. É propício para o cascading e para o bóiacross.

Salto Usina

Localizado a 10km de distância da cidade, possui uma lanchonete com banheiros, quatro quiosques, com churrasqueira e pia. Conta com piscinas naturais e as ruínas de uma das primeiras usinas hidrelétricas do estado, que abastecia Eldorado em meados do século.

Cachoeira do Barroca Funda

Local para banho de cachoeira de água límpida, ideal para pequenos grupos de pessoas.

Mirante do Cruzeiro

Possui 510 metros de altura. Podese praticar o rapel diurno e noturno em um paredão com 20 metros.

Como chegar

Pela BR116, mais conhecida como rodovia Régis Bittencourt, vá até o km 215, entrando para Jacupiranga. A cidade de Eldorado estará 26km de asfalto a diante. Duas viações de ônibus vão a Eldorado: a Princesa dos Campos e a Intersul. O terminal rodoviário está localizado à rua João Vitorino Ferreira, na Praça Nossa Senhora da Guia.

Distâncias das capitais

 São Paulo (SP): 242 km  Rio de Janeiro (RJ): 630 km  Belo Horizonte (MG): 760 km Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

FONTE: WEBVENTURE

Postado por Nany de Castro

veja também