Saiba mais sobre Itabuna (BA)

Saiba mais sobre Itabuna (BA)

Atualizado: Sexta-feira, 13 Março de 2009 as 12

Itabuna é banhada pelo Rio Cachoeira que deságua no Oceano Atlântico através da Bacia do Pontal, em Ilhéus. Seu leito é rochoso e o nome Itabuna foi inspirado nas pedras das suas rochas que margeiam seus 12 km dentro da cidade. Itabuna, a 400km ao sul de Salvador, é o principal pólo de negócios da Costa do Cacau, concentrando a movimentação financeira de toda a região.

A cidade é o pólo regional de comércio, com mais de 10 mil empresas; de serviços de saúde, com hospitais e clínicas só equiparados aos de Salvador; e de educação, com duas faculdades e um forte ensino médio. Itabuna também é a de melhor infra-estrutura.

Fica em localização estratégica, na confluência de duas rodovias federais, a BR-101, servindo ao sul e ao norte, e a BR-415, indo de leste a oeste. Além disso, tem um porto internacional e um aeroporto a apenas 26km de distância, na cidade de Ilhéus.

O comércio é seu ponto forte, dinâmico e sempre em crescimento, mas a cidade também conta com indústrias de médio porte, gado e cacau.

Habitada por um povo hospitaleiro, que gosta de receber visitantes, Itabuna sabe cativar as pessoas, por isso é formada em boa parte por migrantes. Sua vida noturna é alegre e movimentada, com centenas de bares, restaurantes e eventos durante todo o ano. Itabuna é um bom lugar para morar e melhor ainda para investir.

Atrações Turísticas

Jardim do Ó

Uma das mais conhecidas praças do centro de Itabuna, o Jardim do Ó serve de elo de ligação entre várias vias de acesso, tornando-se um dos pontos de maior tráfego de veículos.

Praça Adami

No dia 5 de janeiro de 1905 em meio a foguetório ensurdecedor, o coronel Domingos Adami, acompanhado de Henrique Alves e uma grande multidão inaugurou a praça com o seu nome.

Avenida Cinquentenário

A avenida Cinqüentenário se constitui na via de maior circulação no centro da cidade. Em 1960, aniversário de 50 anos da elevação de Itabuna à categoria de cidade, todo o trecho entre o Jardim do Ó e o canal Lavapés passou a se chamar avenida Cinqüentenário.

Praça Santo Antônio

A praça Santo Antônio está localizada em frente ao santuário Santo Antônio, quase no final da avenida Cinqüentenário, sentido Ilhéus, construída por volta de 1910. Foi uma das primeiras praças de Itabuna.

veja também