Saiba o que é determinante na hora de escolher a operadora de turismo

Saiba o que é determinante na hora de escolher a operadora de turismo

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 12:29

Consumidores afirmam que na hora de escolher uma operadora de viagem eles levam em consideração, sobretudo, elementos como confiabilidade, preço, atendimento e opções de pacote.

De acordo com pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) e Ibope, com leitores da revista "Viagem & Turismo", e divulgada na última quinta-feira (20) na ABAV 2011 (Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feiras das Américas), 35% dos 6.115 entrevistados levam em consideração a confiabilidade para escolher sua operadora; para outros 28%, o que faz a diferença é o preço.

Fatores como atendimento e opções de pagamento foram citados por 14% dos entrevistados, em ambos os casos. O estudo foi realizado nos meses de junho e julho deste ano, com um público predominantemente das classes A e B. 

Preço não é principal fator na escolha do hotel

Avaliando como os entrevistados escolhem os destinos de suas viagens e o que faz diferença na hora de selecionar um hotel, o fator preço perde para elementos como localização e qualidade. No caso dos hotéis, 35% dos entrevistados afirmaram que leva em consideração, sobretudo, a localização; outros 21% avaliam a qualidade dos quartos como fator fundamental para a escolha e apenas 19% afirmaram que o preço é determinante. 

Na hora de escolher o destino, o principal elemento considerado é a beleza do local. O quesito foi mais citado do que itens como hospitalidade, infraestrutura, segurança, compras, vida noturna. 

Informações sobre turismo

Para obter informações sobre turismo, 36% dos entrevistados afirmaram recorrer as revistas de viagem. Outros 34% utilizam a internet como principal fonte de informações, recorrendo a sites e blogs. As operadoras de viagens aparecem em terceiro lugar, com 13% das respostas. 

A pesquisa também revelou que a maioria das pessoas que viajam costuma ir acompanhada, sendo que somente 12% viajam sozinhas. Dos que viajam acompanhados, 62% disseram viajar com a família, 55% o fazem com o cônjuge ou namorado e 31% com amigos. Os entrevistados, em média, viajam duas vezes por ano. Apenas 19% viaja somente uma vez por ano. Ainda, 36% dos entrevistados afirmaram que viajam duas vezes por ano e, 41%, três ou mais.

veja também