Saiba o que os 5 parques mais visitados de SP têm de melhor

Saiba o que os 5 parques mais visitados de SP têm de melhor

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

Apesar de morar na maior metrópole do Brasil, fim de semana é hora de dilema para muito paulistano: o que fazer para se divertir sem ter de colocar a mão no bolso? Para ajudar nessa missão, o G1 mostra quais são os cinco parques municipais mais visitados de São Paulo e mostra quais são suas principais atrações. Essas áreas são ideais para quem gosta de praticar esportes, tomar sol ou apenas passar o tempo em um ambiente agradável.

Parque do Ibirapuera:

Projetado por arquitetos de renome, como Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti, o Ibirapuera é um dos cartões-postais mais conhecidos de São Paulo. Em meio a sua extensa área verde - composta por figueiras, carvalhos, ipê, entre outras árvores-, destacam-se quadras de basquete e futebol, pista de cooper e de bicicleta e parque infantil.

Conforme estimativa da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), durante a semana, diariamente 20 mil pessoas visitam o parque. O número aumenta consideravelmente durante os fins de semana, chegando a 130 mil pessoas.

Para quem gosta de observar aves, o parque é um prato cheio: lá, foram catalogadas mais de cem espécies, como biguá, coruja-orelhuda, garças, cisnes, galinhas d?angola e pavões.

Outras atrações de destaque ficam por conta dos museus de Arte Moderna (MAM) e Afro-Brasil, Fundação Bienal, Fonte Multimídia, o Viveiro Manequinho Lopes, entre outras.

Serviço:

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número, Vila Mariana

Funcionamento: domingo a domingo, das 5h à meia-noite

Informações: (11) 5574-5177

Parque do Carmo:

Uma joia da Zona Leste de São Paulo, o Parque do Carmo tem rica fauna da Mata Atlântica, como mergulhões, pica-paus, andorinhas, preguiças e até pequenos primatas. O destaque da flora são um cafezal, um pomar e um bosque de cerejeiras.

De segunda-feira a sexta-feira, 3 mil pessoas, em média, frequentam as alamedas do parque; nos fins de semana, o número de visitantes chega a 10 mil.

Além da natureza exuberante, a parte cultural também se destaca, com o Museu do Meio Ambiente, o anfiteatro e o planetário. Quem quiser passar bons momentos com a família e os amigos pode usar uma das 80 churrasqueiras presentes ou quiosques.

Serviço:

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera

Funcionamento: de domingo a domingo, das 6h às 18h

Informações: (11) 2748-0010 / (11) 2746-5001

Parque Independência:

Quem gosta de história não pode perder o Parque Independência. De grande importância histórica, foi em seu terreno que Dom Pedro I declarou a independência de Portugal no dia 7 de setembro de 1822.

Destaque aos jardins franceses, ornados com azaléias, rosas, palmeiras e ciprestes. Há ainda um denso bosque, que serve de morada para aves.

O local abriga ainda o Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, pista de cooper, playground, espelho d?água com fonte e cascata.

De segunda a sexta-feira, o parque recebe cerca de 2 mil pessoas; nos fins de semana, as visitas chegam a 10 mil.

Serviço:

Endereço: Avenida Nazareth, sem número - Ipiranga

Funcionamento: de domingo a domingo, das 5h às 20h

Informações: (11) 2273-7250

Parque Piqueri:

O maior destaque deste parque são as aves que lá habitam. A diversidade desses animais ocorre por conta dos diversos peixes que vivem no lago e que servem de alimento a garças, mergulhões, entre outros. Aves migratórias, como cardeais, corujas e pica-paus, são atraídas ao parque pela oferta de abrigo e de alimento que a área verde proporciona.

Outro destaque do Parque Piqueri são as áreas destinadas à prática esportiva, como a pista de cooper, as quadras, aparelhos de ginástica e playgrounds.

Segundo a Prefeitura, cerca de 2 mil pessoas visitam o parque durante a semana; aos sábados e domingos, a frequência chega a 7 mil pessoas.

Serviço:

Endereço: Rua do Tuiuti, 515 - Tatuapé

Funcionamento: de domingo a domingo, das 6h às 18h

Informações: (11) 2097-2213

Parque Guarapiranga:

Às margens da represa de Guarapiranga, o parque homônimo é ponto de parada de centenas de aves migratórias, como as garças-brancas-grandes. Em meio à mata fechada, pode-se observar corujas, gaviões, lagartos e até gambás.

De segunda a sexta-feira, em média 1.500 visitantes vão ao parque; o número quadruplica aos fins de semana, quando 6 mil pessoas ?invadem? o local.

Para atender esse grande número de visitantes, há quiosques, churrasqueiras, pista de cooper, trilha e até uma prainha formada pela represa.

Serviço:

Endereço: Estrada Guarapiranga, 575 - Parque Alves de Lima

Funcionamento: de domingo a domingo, das 6h às 18h

Informações: (11) 5514-6332

Outros parques:

Aclimação, Anhanguera, Cemucam, Santo Dias, Vila Guilherme, Trianon: recebem aos sábados e domingos de 4 mil até 5 mil visitantes.

Buenos Aires, Chácara das Flores, Cidade Toronto, Chico Mendes, Luz, Burle Marx, Raul Seixas, Rodrigo de Gasperi: recebem aos sábados e domingos de 2 mil a 3 mil pessoas.

veja também