Saiba quais são as trilhas abertas no Parque Nacional do Itatiaia

Saiba quais são as trilhas abertas no Parque Nacional do Itatiaia

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 2:38

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é um dos destinos mais procurados por aventureiros por conta de sua beleza e suas opções de atividades, como trekking e montanhismo. Para a utilização de algumas trilhas dentro do Parque, foram definidas algumas diretrizes aos visitantes. Ao todo, na Parte Alta, estão abertas oito trilhas: Agulhas Negras, Prateleiras (Maçã e Tartaruga), Pedra do Altar, Cachoeira do Airuoca, Asa de Hermes, Morro do Couto, Serra Negra e Trilha Ruy Barbosa (até o Abrigo Massena).

Destino Aventura: Itatiaia (RJ)

Para realizar qualquer travessia, é preciso seguir algumas regras gerais estabelecidas para atender as normas de segurança e capacidade das trilhas. O primeiro passo é realizar um agendamento via FAX, e-mail ou carta, com antecedência mínima de dez dias úteis à data que deseja ir ao Parque, que terá cinco dias úteis para a confirmação. Neste agendamento é preciso ter informações do grupo, com nome e CPF dos integrantes, data de entrada e dias previstos na trilha.

A taxa diária pelo uso da trilha e também em caso de pernoite para camping será cobrado por pessoa, de acordo com os valores estabelecidos para cada local e deverá ser pago logo na entrada do Parque Nacional. Ao todo, os grupos podem ter até 13 pessoas, que contarão com apoio da FEMERJ e FEMESP em relação à gestão da Parte Alta e também ao manejo das Travessias. As trilhas não têm conexão entre si e em caso de visita em períodos chuvosos, as trilhas podem ser fechadas pela administração do Parque.

Serviços - Para entrar em contato com a administração do Parque Nacional Itatiaia e agendar sua visita ou tirar dúvidas, os contatos são:

Telefone/ Fax: (24) 3352-1461/ 3352-7001 E-mail: [email protected] Caixa Postal: 83657 – Itatiaia/ Rio de Janeiro – CEP: 27580-000

veja também