Saiba tudo que você precisa para viajar de avião com seu cão

Saiba tudo que você precisa para viajar de avião com seu cão

Atualizado: Segunda-feira, 25 Janeiro de 2010 as 12

Se nessas férias você vai viajar de avião com o seu cachorro, saiba que além de colocar os brinquedos e ossinhos dele na bagagem, você tem que ficar atento a alguns detalhes muito importantes.

O principal deles é saber qual a documentação necessária para que ele possa embarcar com você. Geralmente, você tem que levar a guia de transporte do animal, um atestado de saúde e o comprovante de vacinação. Mas o ideal é consultar a companhia aérea no momento em que comprar as passagens, pois alguns destinos internacionais são bem rigorosos com a entrada de animais estrangeiros.

Para fazer uma viagem tranquila, algumas companhias aéreas costumam dar sedativo ao cachorro para que ele fique mais calmo dentro da caixa de transporte. Se esse for esse o seu caso, evite que esta seja a primeira vez que o seu cachorro passa por essa situação. Consulte um veterinário de sua confiança sobre a possibilidade de dar o sedativo dias antes do voo, e observe a reação do cão ao medicamento. Isso porque, alguns remédios podem causar efeito contrário e o cachorro, ao invés de calmo, ele pode ficar bem mais agitado. O mesmo vale para a caixa de transporte. O ideal é que o seu cachorro já esteja acostumado a dormir dentro dela. Importante: o cão deve conseguir ficar em pé e dar uma volta dentro da caixa de transporte. Se isso não acontecer, providencie uma outra caixa maior, que seja mais adequada ao tamanho dele.

Seguindo estas dicas você e seu cão terão um voo tranquilo e chegarão mais dispostos para aproveitar bastante a viagem!

Texto, Revisão e Edição Final: Alex Candido

veja também