Salão do Turismo 2009 espera cem mil pessoas

Salão do Turismo 2009 espera cem mil pessoas

Atualizado: Terça-feira, 9 Junho de 2009 as 12

O MTur realizou nesta terça-feira, em São Paulo, uma coletiva de imprensa para divulgar a quarta edição do Salão do Turismo, que acontece no Anhembi, entre os dias 1º e 5 de julho. No evento, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, destacou a importância do Salão para o setor. "Trata-se de um mega evento, que reúne diversos produtos turísticos e serviços ligados ao turismo brasileiro. Também propõe oferecer temas centrais para discussão, como a Copa do Mundo de 2014, continuidade do Programa de Regionalização, dentre outros assuntos importantes".

Neste ano, o Salão espera receber cerca de cem mil pessoas, mas segundo a coordenadora executiva do evento, Isabel Barnasque, ainda não se pode definir um número preciso de visitantes. "Não sabemos se receberemos mais ou menos pessoas, mas a expectativa é muito boa", dosse Isabel. "Mas a ideia não é pensar em número de pessoas e sim na qualificação do público.

Em sua quarta edição, a feira traz novidades. Uma delas é a comemoração dos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo, com palestras, uma revista lançada e premiação para casos de sucesso. A Área de Comercialização, que faturou R$ 5 milhões em 2008,  será ampliada, o que pode gerar lucros ainda maiores. As vagas na Rodada de Negócios também cresceram: 47,3% de aumento com relação a 2008.

Airton Pereira exaltou o crescimento do evento para a economia de turismo do País. Nós destacamos a área de comercialização, aonde as vendas serão realizadas e assim, teremos mais turistas viajando, mais empregos gerados, mais produtos sendo comercializados, e esta é a nossa finalidade", disse o secretário.

A presidente do Fornatur (Fórum Nacional de Turismo), Nilde Brum, também elogiou o Salão do Turismo. "O Salão é muito importante para os Estados trabalharem de forma maior os municípios e seus produtos turísticos. O evento dá visibilidade, mostra o que o Brasil tem", disse Nilde, que também pediu maior destaque para o setor no País. "É necessário que se dê importância maior ao turismo no Brasil. Se não há a percepção de que o turismo é uma potência econômica, é muito difícil implementar uma política em cada Estado".

Eduardo Sanovicz, diretor da Reed Exhibition Alcantara Machado, empresa que organizará o Salão do Turismo, destacou como principal atrativo a área comercial do evento. "A área de comercialização tem duas características fundamentais: tem um caráter exclusivamente nacional e é voltado ao público consumidor final", disse Sanovicz.

Para participar do Salão do Turismo 2009, basta se inscrever no site: www.salao.turismo.gov.br e ir no campo "Como Participar". Para os interessados em participar do 4° Salão do Turismo estão sendo oferecidas condições especiais de hospedagem e transporte aéreo. Por meio do site do evento, os participantes têm acesso aos descontos de 12% (Gol) e 15% (TAM) na menor tarifa disponível no momento da consulta da compra de passagens aéreas, além da lista de hotéis com tarifas diferenciadas.

veja também