Salão do Turismo divulga encantos das cinco regiões brasileiras

Salão do Turismo divulga encantos das cinco regiões brasileiras

Atualizado: Sexta-feira, 28 Maio de 2010 as 5

A quinta edição do Salão Turismo foi inaugurada nesta quarta-feira, no Anhembi, em São Paulo (SP).

A Feira, que expõe todos os segmentos do turismo no país, foi dividida por regiões e mostra a cultura de cada uma com apresentações musicais e artesanais, gastronomia, e divulga costumes.

Confira o que cada região trouxe para divulgar no evento:

Sul

O espaço destinado à região Sul contou com apresentações musicais no primeiro dia de feira.

Entre os estandes dos Estados, que divulgavam seus destinos de inverno, música típica, feita por homens vestidos de acordo com a cultura gaúcha, embalavam as moças que dançavam ao centro com seus vestidos rodados.

No espaço da região Sul também havia bonecos gigantes de ex e atuais jogadores da seleção brasileira, com o uniforme, em comemoração a Porto Alegre, que será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Sudeste

Além de apresentar o trabalho artístico e artesanal da região, o espaço destinado ao Sudeste recebeu uma área coberta chamada "Magia das Estações", na qual era possível observar a beleza que há em cada uma das estações do ano, e as opções turísticas que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais oferecem em cada uma delas.

Centro-Oeste

O conjunto de estandes do Centro-oeste tinha muito verde, como era de se esperar, explorando as belezas naturais da região.

O pantanal matogrossensse, considerado a maior planície de inundação do planeta, ganhou destaque no cenário da região, além das grutas e da fauna.

Norte

A ala verde, separada para a região Norte, estava toda feita de casinhas simples de madeira, representando uma vila.

Era possível ver os indíos nativos que representavam a região por toda a feira.

Outro ponto explorado foi a pesca, prática forte da região Norte.

Nordeste

Com o maior espaço entre as cinco regiões, o Nordeste chamou a atenção por sua gastronomia.

Em quatro dos nove estados da região havia fila para experimentar as guloseimas.

No estande da Paraíba, a famosa tapióca de coco e leite condesado. No de Pernambuco teve bolo de milho, garra sertaneja, cocada, tapióca de queijo, e tareco.

O estande do Piauí serviu doce de limão, de bacurí e paçoca. No estande do Maranhão a atração foi o guaraná Jesus, famoso no estado por seu sabor adocicado.

Os estandes da região também divulgaram a cultura. Baianas, tererê, cangaceiro, cores, música típica, e imagens das belas praias nordestinas completavam o cenário da região.

Por Juliana Simioni

veja também