Salvador sediará discussão sobre classificação hoteleira

Salvador sediará discussão sobre classificação hoteleira

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

Nos dias 22 e 23 de março, Salvador (BA) receberá especialistas e empresários do setor de turismo para a oficina de elaboração da Nova Matriz de Classificação Hoteleira. Nesse encontro, o segmento discutido será Resorts. Para a classificação, foi firmado um acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo (MTur), o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

Este será o segundo, de oito encontros, que discutirão a nova classificação hoteleira do Brasil. As oficinas para elaboração das matrizes passarão por todas as regiões do país, entre fevereiro e maio deste ano. A primeira oficina, para a elaboração da matriz para Hotel Urbano, foi realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.

Os encontros estabelecerão os critérios para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama e café. Nos encontros, os participantes vão sugerir matrizes para a Infraestrutura, Serviço, Sustentabilidade e Bases Legais de cada um.

A nova classificação pretende atender a uma exigência da Fifa e do Comitê Olímpico Internacional (COI), para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (Deaot), a adesão à nova classificação é voluntária. Porém, os hotéis que optarem por se adequar aos novos padrões terão benefícios.

O principal objetivo da nova classificação é fortalecer o controle dos serviços prestados, com padrões do INMETRO, dentro de critérios da hotelaria mundial.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também