Santo Amaro da Imperatriz (SC): Cachoeiras e águas termais

Santo Amaro da Imperatriz (SC): Cachoeiras e águas termais

Atualizado: Segunda-feira, 3 Agosto de 2009 as 12

Conhecida por suas Águas Termais, que alcançam a temperatura de 40 graus, a cidade de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina, se transformou nos últimos anos no palco de vários esportes de aventura, como rafting, parapente, técnicas verticais e trekking.

Localizada na região da Grande Florianópolis, no Vale do rio Cubatão, a cidade, que possui 14 mil habitantes, é cercada pelas montanhas da Serra do Tabuleiro. O local apresenta relevo acidentado, montanhoso e com muitos rios, sendo o principal: o rio Cubatão do Sul.

As riquíssimas fauna e flora se apresentam quase intocáveis, e formam um bonito cenário às margens dos rios da região.

Entre as principais atrações da região, estão:

Cachoeira do Rio Vermelho: é bastante procurado pelos praticantes de rapel por apresentar cerca de 40 metros de altura.

  Morro queimado: é considerado por muitos como o melhor ponto para vôos de parapente da Grande Floripa. O Morro queimado tem 640 metros de altura e proporciona vôos de aproximadamente uma hora de duração.

  Pedra Branca: situada no município de Palhoça, a Pedra Branca fica atrás do campus da Unisul. A pedra é a maior da região, com 130 metros de altura. Por possuir várias vias, a Pedra Branca é um lugar bastante visitado por praticantes de rapel e escalada em rocha. A Pedra Branca também é ponto de encontro de aficionados por motocross.

  Pico do Cambirela: também conhecido com a grande montanha perto do mar, o mirante oferece uma das mais belas vistas de toda a ilha de Santa Catarina. Situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o pico possui altura 1.043 metros de altura.

  Pico do Tabuleiro: a 1.220 metros de altura, o local propicia uma caminhada de quase quatro horas de subida e mais de quatro horas e meia de descida. No cume do Pico do Tabuleiro há estrutura para pernoite.

  Rio Cubatão do Sul: com mais de 25 quilômetros de extensão, o local é o preferido dos praticantes de rafting. Alguns dos trechos apresentam nível quatro, bastante técnico. O rio passa por dentro de alguns vilarejos e pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com natureza quase intocável.

  Rio Forquilinhas: localizado no município de Águas Mornas, vizinho a Santo Amaro da Imperatriz, o rio Forquilinhas serve de palco para aventuras como cascading e é o grande programa de trekking no inverno.

veja também