Santo Ângelo (RS), a Cidade das Tortas, promove festival

Santo Ângelo (RS), a Cidade das Tortas, promove festival

Atualizado: Terça-feira, 1 Setembro de 2009 as 12

Atrair turistas e visitantes oferecendo-lhes o sabor dos doces e a beleza da arte missioneira do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo de 10 empresas do setor de gastronomia e de 40 artesãos que participam, entre os dias 3 e 7 de setembro, do 5º Festival Cidades das Tortas, em Santo Ângelo.

O grupo, apoiado pelo Sebrae (RS), por meio do projeto Roteiro Iguassu Misiones, comercializará seus produtos e apresentará novidades. Realizado pela Associação Cidade das Tortas, o evento conta com o incentivo do Sebrae (RS) e da Fundação dos Municípios das Missões.

O objetivo dos empreendedores, segundo a gestora do projeto Roteiro Iguassu Misiones na Região Noroeste do Estado, Lisiani Uggeri Hampel, é contribuir com o objetivo de consolidar o município de Santo Ângelo como a Cidade das Tortas.

''A gastronomia faz parte do produto turístico de uma região e é uma das formas de ampliar o fluxo de visitantes. Para as empresas, participar dessa ação é uma forma de atrair novos clientes e diversificar os meios de comercialização'', destaca Lisiani.

Os 40 artesãos apresentarão suas peças em um estande de 18 metros quadrados. Nesta quarta-feira, 2 de setembro, às 19h, será lançada a coleção Artesanato Missões. Segundo a gestora, as peças que serão conhecidas no Festival Cidades das Tortas tiveram como direcionamento de conceito três temáticas: Missões Mística, Missões Étnica e Missões Jesuítica-guarani”.

Para Lisiane, o festival é um excelente espaço de divulgação das empresas. Os empreendedores poderão incrementar sua renda e conquistar novos consumidores.

Para a proprietária da Ice Cream Hause, Nelsi Terezinha Jost, o Festival Cidade das Tortas serve como vitrina para o estabelecimento. “Participando, conseguimos levar nossa marca ao conhecimento de mais pessoas, já que o festival recebe um público bem diversificado”, diz. Em 2009, o pequeno negócio, que comporta sorveteria, restaurante e lancheria, levará ao Cidade das Tortas, além dos tradicionais doces, alguns lanches salgados, como Cachorro Quente e Entrevero, uma novidade (mistura de carne de gado, bacon, calabresa e salame fritos).

Espaço para atrações culturais

O Festival Cidade das Tortas, que inclui uma série de atrações culturais, é realizado com o objetivo de tornar Santo Ângelo uma referência na produção de tortas no Estado. De acordo com a presidente do Festival, Ana Maria Kemper Ribeiro, na área de gastronomia, 22 empreendimentos estarão organizados para receber entre 35 e 40 mil visitantes, que também encontrarão doces feitos a partir de produtos naturais e orgânicos, além de biscoitos sem glúten.

''Estamos preocupados em oferecer uma gama de produtos que atenda as preferências e as necessidades do maior número de pessoas possível'', explica Ana Maria.

Outro destaque serão as oficinas de preparo de tortas. ''Não temos a pretensão de ensinar em uma aula como se faz o doce, mas queremos despertar o interesse dos participantes e profissionalizar aqueles que já têm alguma noção'', pondera a presidente, acrescentando que as expectativas são boas. ''Esperamos que esta edição seja maior que a do ano passado e que possamos fortalecer o turismo e a economia da nossa cidade''.

Ana Maria Kemper Ribeiro é proprietária da Kemper's Haus Chocolates, tradicional estabelecimento de Santo Ângelo. Fundada há 25 anos pelo sargento Pedro Kemper e sua esposa, Álida Kemper, a empresa foi a precursora na produção de tortas no município.

Iguassu - Misiones

O Projeto Roteiro Iguassu-Misiones na Região Noroeste foi criado em 2008, mas o Sebrae/RS já realizava ações voltadas para a cadeia produtiva do turismo desde 2001, por meio do Projeto de Roteirização do Ministério do Turismo.

Atualmente são beneficiadas pelo Roteiro Iguassu-Misiones, 158 micro e pequenas empresas e empreendedores vinculados aos meios de hospedagens, agências de turismo, artesanato, atrativos turísticos e gastronomia dos 25 municípios que integram a Fundação dos Municípios das Missões, com maior ênfase nos municípios de Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e São Nicolau. O objetivo do projeto é ampliar o fluxo de turistas no Roteiro Iguassu Misiones.

Serviço:

Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182 ou 9955-8192

Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800

Sebrae/RS Noroeste - (55) 3332-6488 -  3332-5446 - 3332-3290

veja também