São Carlos-SP tem nota acima da média em estudo sobre turismo

São Carlos-SP tem nota acima da média em estudo sobre turismo

Atualizado: Quinta-feira, 12 Agosto de 2010 as 11:37

Um estudo de competitividade de 16 destinos turísticos do Estado de São Paulo apontou que São Carlos apresentou nota 58, acima da média Brasil (54) e apenas pouco abaixo da média das capitais (61,9). A pesquisa divulgada nesta semana foi realizada em parceria entre o MTur, a Secretaria de Turismo de São Paulo e o Sebrae Nacional.

O estudo mede a capacidade dos destinos de gerar negócios de forma sustentável nas atividades relacionadas com o setor, proporcionando ao turista uma experiência positiva. "O resultado nos anima a trabalhar para melhorar ainda mais São Carlos enquanto destino turístico", disse José Eduardo Araújo, diretor de Fomento ao Turismo.

Os temas abordados na pesquisa foram infraestrutura urbana, capacidade de atendimento médico, segurança ao turista, acesso aéreo e rodoviário, proximidade aos grandes centros emissores, sinalização turística, existência de centro de eventos, capacidade receptiva e atrativos culturais. Também foram verificadas a participação das cidades em feiras e eventos e elaboração de plano de marketing.

Os municípios pesquisados são: Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente. A metodologia é a mesma adotada no estudo realizado nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional.

veja também