São Paulo apresenta o Mapa das Sensações

São Paulo apresenta o Mapa das Sensações

Atualizado: Quarta-feira, 25 Novembro de 2009 as 12

Na última terça-feira, dia 24, aconteceu no Mercado Municipal o lançamento oficial do Mapa das Sensações da cidade de São Paulo. Com a presença do prefeito Gilberto Kassab, e do presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), Caio Luiz de Carvalho, mais de cem convidados - entre autoridades, representantes de entidades do turismo, agências de receptivo e outros ? puderam conhecer o novo projeto que visa lançar um novo olhar sobre a metrópole, revelando suas diversas nuances por meio do estímulo aos cinco sentidos.

Após a solenidade, o público em geral também pôde participar e colocar à prova a ideia do projeto, interagindo com dez estandes cenografados que representavam alguns dos pontos turísticos presentes no Mapa e que remontavam aos cinco sentidos:

- a visão foi ressaltada no espaço do Masp, com quadros digitais que exibiam imagens das obras de arte presentes no museu;

- o olfato foi aguçado nos estandes da Banca de Flores da Dr. Arnaldo, com flores e plantas variadas, e dos parques, com o inebriante cheirinho de café servido na hora;

- a audição foi estimulada nos espaços da Sala São Paulo, com um trio de violinistas, e ainda por fones de ouvido com sons típicos nos ambientes que representavam uma quadra de escola de samba, o Autódromo de Interlagos e o Museu do Futebol;

- o paladar foi despertado nos estandes do Mosteiro de São Bento e do Mercado Municipal, onde as pessoas puderam fazer degustação de comidas tradicionais desses locais, como bolos e pães para o primeiro, frutas, sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau para o segundo;

- e o tato foi instigado no espaço da Pinacoteca, com a presença de estátuas vivas que podiam ser tocadas.

Os presentes também puderam conhecer o sistema ?medidor de emoções?, um tipo de detector de mentiras usado para captura e avaliação dos depoimentos dos turistas que participaram do projeto.

Segundo o presidente da SPTuris, a ideia de se elaborar um Mapa das Sensações surgiu  quando com a necessidade de se pensar sobre a identidade de São Paulo e trabalhar a questão da economia da experiência para o turismo do destino. ?Queríamos fazer alguma coisa diferente, que mexesse com as pessoas e que permitisse a interação tanto da população, quanto dos visitantes. Por isso usamos as indicações dos moradores pelo site e também o detector de mentiras durante a visitação dos turistas, já que assim pudemos avaliar o que estavam sentindo e ainda analisar os depoimentos e opiniões de uma maneira mais precisa?, revela Caio Carvalho. ?O resultado é um olhar mais humano e mais emotivo sobre uma cidade que tinha a fama de ser dura?, completa.

Sobre o Mapa

O Mapa das Sensações de São Paulo é um projeto pioneiro no Brasil, realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da SPTuris, que mostra uma nova forma de experimentar e sentir o que São Paulo tem de melhor.

Além do Mapa - que será distribuído nas Centrais de Informação Turística, nos roteiros do Turismetrô, em hotéis, albergues e táxis, nos 20 principais atrativos indicados e nas feiras nacionais e internacionais onde a cidade de São Paulo é representada pela SPTuris ? o projeto também originou um audiolivro, voltado principalmente para pessoas com deficiência visual, e um site (www.mapadassensacoes.com.br) que, além de todo o conteúdo, permite a interação com os internautas e a continuação do projeto com novas indicações e depoimentos.

veja também