São Paulo é a cidade mais cara das Américas para estrangeiros

São Paulo é a cidade mais cara das Américas para estrangeiros

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 10:03

A cidade de São Paulo é a mais cara para um estrangeiro viver em todo o continente americano, segundo aponta a Pesquisa Global Mercer de Custo de Vida.

A capital paulista superou cidades como Nova York e Los Angeles, ambas nos Estados Unidos, que ficaram em segundo e quinto lugar, respectivamente.

Além de São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro também figura entre as cinco mais caras das Américas, ocupando a terceira posição do ranking, que ainda conta com Cuba, que ficou em quarto lugar.

Motivos

De acordo com a Mercer, o fortalecimento do Real, em relação ao Dólar é a principal razão para o alto custo de vida das cidades brasileiras. Além disso, os altos custos com habitação também contribuíram para o resultado apurado em São Paulo e no Rio.

Na América Latina, Rio de Janeiro e São Paulo ocupam a primeira e a segunda colocação do ranking das mais caras, que ainda conta com Havana, Bogotá, Brasília, Buenos Aires, Manágua (Nicarágua), La Paz e Assunção.

Geral

No ranking geral, São Paulo ocupa a 21º colocação de uma lista com 214 cidades, enquanto que o Rio de Janeiro ficou na 29ª posição e Brasília com a 70ª.

A cidade de Luanda, em Angola, foi eleita como a que possui o maior custo de vida dentre as pesquisadas, conforme é possível notar na tabela a seguir:

1ª Luanda - Angola

2ª Tóquio - Japão

3ª Ndjamena - Chade

4ª Moscou - Rússia

5ª Genebra - Suíça

6ª Osaka - Japão

7ª Libreville - Gabão

8ª Zurique - Suíça

9ª Hong Kong - Hong Kong

10ª Copenhague - Dinamarca

Por: Gladys Ferraz

veja também