Nesta segunda-feira, dia 13, começa a edição Primavera/Verão 2012 da semana de moda que coloca São Paulo no calendário mundial das tendências há quinze anos. A São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento do setor na América Latina que movimenta milhões em negócios, tem duas edições por ano e reúne alguns dos mais importantes estilistas no lançamento de suas coleções para esta semana estão previstos 36 desfiles.
De acordo com dados do Observatório do Turismo núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade) que realizou um levantamento na última edição 24,2% das pessoas eram de fora da cidade.
Entre os estrangeiros, os principais destinos de origem foram Estados Unidos, França, Argentina e Itália. Já entre os brasileiros, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, foram os maiores emissores de turistas.
A pesquisa também demonstrou que, desses visitantes, 67,4% eram mulheres, 80,3% pertenciam à faixa etária entre 18 e 39 anos, 57,6% apresentavam grau de escolaridade superior completo e/ou pós-graduação e 48,9% tinham renda familiar acima de R$ 5.540,00.
O presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, revela a importância da semana de moda para São Paulo. Este evento é emblemático para a cidade não apenas pela atração de turistas, que por si já revela a grandiosidade dessa indústria, mas também porque mostra que a capital paulista está na vanguarda, é geradora de tendências e investe nas economias criativas e nos talentos. Tanto que a grande maioria desses estilistas que aí estão surgiram em São Paulo e agora mostram sua criatividade para o mundo, afirma.
Outro indício da importância desse segmento foi a conquista por São Paulo, em 2010, da 1ª posição na da América Latina na classificação mundial de moda, cujo ranking é divulgado anualmente pela Global Language Monitor, grupo sediado nos Estados Unidos que rastreia a procura e a presença de palavras na mídia e na Internet.
Impacto nos setores econômicos e mercado de trabalho
Contribuíram para a realização do evento 55 categorias de atividades ocupacionais do mercado de trabalho, sendo 30 na produção direta e 25 na indireta, e mais de 11 mil profissionais. Confira abaixo:
Produção do evento e serviços: 4 mil pessoas
Produção indireta do evento (grifes): 3,1 mil pessoas
Imprensa: 2 mil pessoas
Compradores: 900 pessoas, sendo 600 compradores nacionais, 200 de franquia e 100 representantes regionais.
Patrocinadores: 1,22 mil pessoas
Total: cerca de 11,2 mil profissionais envolvidos no evento
Público avalia a cidade
Durante a pesquisa realizada na SPFW Outono/Inverno 2011, o Observatório do Turismo perguntou ao público qual a avaliação que dariam para São Paulo. Os entrevistados classificaram a cidade com notas de um a sete, sendo que um representava muito abaixo das expectativas e sete, muito acima. Os itens Hospedagem, Táxi, Cultura e Entretenimento, Gastronomia, Compras e Hospitalidade conquistaram nota sete da maioria das pessoas.
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