São Paulo se rende aos bons negócios dos carros clássicos

São Paulo se rende aos bons negócios dos carros clássicos

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 8:31

Brasileiro é apaixonado por carros. Com bom espaço para os antigos. Demorou, mas a capital paulista passou a ver a expressão que um evento de negócios voltado para os automóveis com mais de 30 anos pode trazer. O Salão Internacional de Veículos Antigos – SIVA superou todas as expectativas: foram 21.308 visitantes, que realizaram cerca de 2 milhões de reais em volume de negócios, de acordo com os organizadores.

A equipe do Portal Antigo Motors esteve presente no evento e destacou alguns pontos para quem perdeu. Já na solenidade de abertura, contou com personalidades do setor como o Vereador Aurélio Miguel, considerado o padrinho do evento; as lendas do design automotivo brasileiro, Anísio Campos e Ari Rocha; umas das primeiras pilotos mulheres a abrilhantarem as pistas, Graziela Fernandes; além de tantas outras pessoas especiais, colecionadores e presidentes de clubes de veículos antigos. No decorrer do evento Nelson Piquet, campeão de Fórmula 1 e apaixonado pelos antigos, também este por lá.

“A ideia do Salão surgiu a partir de um colecionador que, visitando minha oficina, notou os preparativos para um evento fora de São Paulo”, conta Ricardo Oppi, um dos idealizadores do evento. A dúvida era se havia um grande evento na cidade. Como disse que não, pediu um projeto de alto nível para viabilizar junto a Câmara de Vereadores. “A resposta veio como um evento de calendário e apoio financeiro para a primeira edição, de onde surgiu a parceria com o Automóvel Clube do Brasil”, explica. Essa seria a segunda edição, mas a primeira com o suporte e parceria da Reed Exhibitions Alcântara Machado.

Foto: Antigo Motors/ Jocelino Leão

Foram várias as atrações do Salão Internacional dos Veículos Antigos. A comemoração dos 55 anos do primeiro carro fabricado em série no país, o charmoso Romi-Isetta, contou com belos exemplares. Um veículo pequeno, com porta frontal única e capacidade para transportar dois adultos e uma criança. Nunca os carros minis foram tão atuais.

Para quem gosta de filme, história e potência, um clássico automotivo mundial. Com a palavra Marcelo Bellato, coordenador do acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, de Caçapava. “É uma oportunidade para quem gosta de carros antigos conhecer os modelos que trouxemos. O mais famoso é o Tucker. Foram fabricadas só 51 unidades. Foi um carro revolucionário, com motor de helicóptero, localizado na parte traseira do veículo. A fábrica foi boicotada nos Estados Unidos. Houve até a tentativa de fabricar o veículo no Brasil, mas não deu certo.”

No contexto entretenimento, a consagração dos 50 anos do seriado “O Vigilante Rodoviário”, com a presença do ator e policial, Carlos Miranda, bem como o Simca Chambord e Chevrolet Veraneio usados nos episódios. Ainda não passou despercebidos os 100 anos ricos em glamour do símbolo The Spirit of Ecstasy (O Espírito do Êxtase) da Rolls Royce. E nem os 125 anos da primeira Mercedes. Entre os modelos presentes da montadora, o poderoso e incrível Asa de Gaivota e o premiado Mercedes-Benz Ponton Cabriolet 1959, que recebeu o Troféu Cidade de São Paulo – SIVA 2011 Destaque do Salão.

Sábado foi o dia mais agitado em termos de negócios. Na plateia do leilão, colecionadores de diversos estados, como Santa Catarina, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros, que vieram especialmente para comprar ou vender. Os veículos passaram por uma criteriosa avaliação, feita por especialistas e profissionais de leilão. Os compradores também participaram de uma pré-seleção, para garantir o alto nível do evento. 

Foto: Antigo Motors/ Jocelino Leão

“No mesmo final de semana São Paulo recebeu a Fórmula 1, um encontro de caminhões e ônibus no Memorial da América Latina e o SIVA. Foi o final de semana mais automobilístico do ano!”, comenta pesquisadora do Portal Antigo Motors. “O maior motivo do sucesso do Salão foi a colaboração dos amigos colecionadores, porque sem eles não teríamos como fazer um evento de tamanha qualidade. Todos eles acreditaram que o evento seria um sucesso e foi”, finaliza um dos organizadores.

Foto: Antigo Motors/ Jocelino Leão

Foto: Antigo Motors/ Jocelino Leão

Foto: Antigo Motors/ Jocelino Leão

veja também