São Paulo será sede da abertura da Copa em 2014

São Paulo será sede da abertura da Copa em 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

A Fifa finalmente acabou com as especulações e anunciou nesta quinta-feira que São Paulo será mesmo a sede da abertura da Copa de 2014. Ao divulgar o calendário oficial das partidas do Mundial, em evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade confirmou que o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, receberá o jogo inaugural. E, como já era previsto, o Maracanã, no Rio, foi escolhido como palco da final do campeonato, assim como aconteceu em 1950.

Desde que o Brasil foi definido como a sede da Copa de 2014, há cerca quatro anos, começou uma disputa nos bastidores pelo direito de receber a abertura - mesmo porque, a final esteve sempre reservada ao Rio. Essa batalha ganhou força quando São Paulo, a escolha natural para o jogo inaugural, passou a enfrentar problemas com seu estádio. Belo Horizonte, Brasília e Salvador também se candidataram, sonhando com o privilégio de abrir o Mundial.

Sanchez, Alckmin, Kassab, Ronaldo e Cafu, entre outros, comemoram escolha de São Paulo

São Paulo, no entanto, conseguiu resolver a questão do estádio, descartando o Morumbi e escolhendo o Itaquerão, que já começou a ser construído pelo Corinthians na zona leste da cidade. Assim, a Fifa acabou definindo a capital paulista como palco da abertura, o que foi confirmado oficialmente apenas nesta quinta-feira, quando foi divulgado o calendário completo da Copa de 2014, com a definição das sedes e das datas de todos os jogos da competição.

Além da abertura, marcada para o dia 12 de junho, às 17 horas (horário de Brasília), São Paulo receberá mais cinco jogos do Mundial, incluindo uma semifinal - Belo Horizonte terá a outra. Assim, fica atrás apenas do Rio e de Brasília, que terão sete partidas cada. Todas as 12 sedes terão pelo menos um jogo de seleção que for cabeça de chave, sendo que Curitiba, Natal, Manaus e Cuiabá participam apenas da primeira fase do torneio.

A Fifa também definiu nesta quinta-feira todos os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários diferentes: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília). Nas oitavas e nas quartas de final, serão às 13 horas e às 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17 horas. E a grande final, no dia 13 de julho, acontecerá às 16 horas.

Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa para chegar ao desenho definitivo. E, pela programação divulgada pela Fifa, a seleção brasileira irá atuar em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase da competição. Depois, se for confirmando o favoritismo, o Brasil jogaria em Belo Horizonte, nas oitavas de final, em Fortaleza, nas quartas de final, novamente em Belo Horizonte, na semifinal, e no Rio, na final.

Passado mais um importante estágio na organização do Mundial de 2014, as 12 cidades-sede trabalham agora para que os estádios fiquem prontos dentro do prazo prometido e as obras de infraestrutura sejam realizadas. Enquanto isso, a Fifa se concentra nas negociações com o governo brasileiro para acertar os detalhes da Lei Geral da Copa, que já foi enviada ao Congresso Nacional e tem provocado um certo atrito entre a entidade e o Palácio do Planalto.

Confira o que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:

Rio (Maracanã) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a final Brasília (Estádio Nacional) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas, 1 das quartas e a disputa do terceiro lugar São Paulo (Itaquerão) - 4 jogos da primeira fase (incluindo a abertura), 1 das oitavas e 1 da semifinal Belo Horizonte (Mineirão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 da semifinal Fortaleza (Castelão) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas Salvador (Fonte Nova) - 4 jogos da primeira fase, 1 das oitavas e 1 das quartas Porto Alegre (Beira-Rio) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas Recife (Arena Pernambuco) - 4 da primeira fase e 1 das oitavas Curitiba (Arena da Baixada) - 4 jogos da primeira fase Manaus (Arena Amazônia) - 4 da primeira fase Natal (Arena das Dunas) - 4 da primeira fase Cuiabá (Arena Pantanal) - 4 da primeira fase

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições