São Paulo sobre para 4º lugar na lista das cidades mais corteses do mundo

São Paulo sobre para 4º lugar na lista das cidades mais corteses do mundo

Atualizado: Quinta-feira, 6 Novembro de 2008 as 12

São Paulo novamente é considerada uma das cidades de maior nível de cortesia do mundo, segundo pesquisa realizada pela revista Reader's Digest. A metrópole, que é a primeira na América Latina e já figurava na edição anterior da pesquisa na 5ª colocação, desta vez subiu uma posição e está em 4º lugar, atrás somente de Nova Iorque (EUA), Zurique (Suíça) e Toronto (Canadá).

A pesquisa avaliou os níveis de cortesia e bons modos da população em 36 cidades ao redor do planeta. Em cada uma delas, repórteres disfarçados das edições locais da Reader's Digest faziam três testes, 20 vezes cada. O levantamento mediu três pontos diferentes: se os moradores ajudam a pegar objetos caídos no chão; se agradecem em situações rotineiras como pequenas compras; e se praticam gentilezas como segurar a porta para alguém entrar em um edifício.

"Este resultado prova que São Paulo é uma cidade que sabe receber bem, afinal aqui convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, de todas as tribos e costumes", afirma o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa oficial de promoção turística e de eventos do município), Caio Luiz de Carvalho. "Todos os estudos mundiais relevantes sobre o assunto indicam que um povo acolhedor é um dos principais trunfos para um destino turístico ter sucesso", conclui Carvalho.  

veja também