São Sebastião: Mais de 30 praias esperam por você numa das regiões mais bonitas do Brasil

São Sebastião: Mais de 30 praias esperam por você numa das regiões mais bonitas do Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 2:06

A pouco mais de 180 quilômetros da capital paulista, no litoral norte, está uma das regiões mais belas do Brasil: São Sebastião. Além do cenário que se divide entre a serra e o oceano - com porções generosas de mata atlântica -, o lugar ainda oferece vida noturna animada e culinária requintada, desdobrando-se em sofisticadas ou simples pousadas, hotéis, villages e resorts para receber milhares de pessoas apreciadoras da ecologia, de esportes náuticos, ou apenas em busca do descanso à beira mar. Para quem faz esta opção, por exemplo, alternativas não faltam. Só de praias, São Sebastião tem mais de 30, entre elas Toque Toque Pequeno , Toque Toque Grande , Paúba , Maresias , Boiçucanga , Camburi , Barra do Una e Juquehy . Próximas umas das outras, é possível conhecê-las em um dia, mas vale a pena reservar um tempo maior para apreciar cada uma.

Toque-Toque Pequeno , a 13 quilômetros do centro da cidade, juntamente com sua "irmã" Toque-Toque Grande, estão entre aqueles refúgios que os visitantes procuram para relaxar. A primeira é uma antiga vila de pescadores que ao longo dos anos foi transformada em praia de veraneio. O local até já mereceu espaço no jornal New York Times por seu clima diferenciado, como se tivesse parada no tempo.

Toque- Toque Grande faz o complemento: mar cristalino, calmo, chapéus de sol que propiciam sombras e muitas grutas submersas. Um dos destaques é a cachoeira localizada às margens da rodovia Rio Santos (SP 55).

Ao contrário do que o nome sugere, tudo lá é pequeno. A infra-estrutura também é composta por um vilarejo de pescadores onde é possível comprar peixe fresco e usufruir do serviço de hotéis, camping, restaurantes, bares e mercado.

Em frente à praia está a Ilha de Toque-Toque Grande , que por ser voltada para o oeste, proporciona um pôr-do-sol inesquecível.

Não muito distante dali, Paúba reserva ao turista areia fina e branca. Seu costão rochoso que a separa de Maresias é um convite ao mergulho.

Maresias é considerada a versão paulista da carioca Copacabana, além de ser o paraíso dos surfistas. O mar tem ondas perfeitas e tubulares, fazendo com que o local seja sede de diversos campeonatos da modalidade, inclusive etapas de mundiais. Para quem quer curtir o esporte, o Canto do Moreira , ao sul da praia, é o lugar onde estão as melhores condições para a prática da atividade. Apesar das ondas fortes, Maresias oferece opções de lazer aos que desejam apenas o descanso à beira-mar. Com cinco quilômetross de extensão, areias brancas e águas cristalinas, a orla tem boas condições para banho ou um passeio de barco. No percurso, pode-se avistar o arquipélago de Alcatrazes , um procurado ponto de mergulho..

Boiçucanga tornou-se o maior centro comercial e de serviços da Costa Sul de São Sebastião, com muitas opções de compras, lazer, hospedagem, contando com uma Sub-Prefeitura, agência bancária e pronto-socorro. Conhecida pelo mais espetacular pôr-do-sol das praias do Litoral Norte, Boiçucanga não pode faltar em seu roteiro! No canto norte da praia onde deságua o Rio Boiçucanga, concentram-se pequenos barcos de pescadores locais, que ainda vivem da pesca, mantendo a tradição de seus antepassados..

Camburi , apesar de pequena - aproximadamente 1 km de orla -, a praia Camburi atrai por suas belezas naturais e agitação. Em meio ao mar límpido que mescla vários tons que vão do azul ao verde e areias claras e fofas, a "galera jovem e descolada" curte os esportes radicais e as aventuras proporcionadas pelo local.

O mar apresenta ondas fortes, sendo um point disputado por muitos surfistas. Por isso, conta com um posto permanente de salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

No lado esquerdo da praia, há um ilhote de pedras que separa Camburi de sua pacata vizinha, Camburizinho , além do rio Camburi que deságua em Camburi.

A Barra do Una tem um extenso trecho de areia grossa e fofa - boa para exercitar as pernas - de um lado um belo morro, de outro, um rio que deságua no mar. A praia faz uma imensa curva em forma de ferradura, portanto, do seu lado esquerdo temos bem menor exposição ao mar aberto e águas calmas, do lado direito, dependendo da origem da ondulação rolam ótimas ondas.

Juquehy , também com sua faixa de areia extensa e o mar de águas claras são um convite ao entretenimento. Com várias opções de restaurantes, lojas e pousadas, o local garante o conforto dos turistas e supre a demanda na alta temporada, mesmo distante do centro da cidade

veja também