SC planeja expandir ecoturismo com abertura de dez novos Parques Nacionais

SC planeja expandir ecoturismo com abertura de dez novos Parques Nacionais

Atualizado: Segunda-feira, 24 Maio de 2010 as 9:44

O Governo de Santa Catarina está preparando uma matriz de gestão para inaugurar dez novas reservas ambientais em formato de Parque Nacional, espalhados por todo o estado.  Segundo Valdir Walendowsky, secretário de Turismo de Santa Catarina, a matriz deve estar pronta até o final do ano. "Assim que finalizarmos esse estudo, saberemos o quanto teremos que investir, pois cada parque é diferente. Queremos implementar esse plano nos próximos quatro anos", afirma.

As reservas ambientais somam 2.5% de toda a área do estado, e visam incrementar o ecoturismo em Santa Catarina, que já é o principal atrativo do estado. Segundo o secretário, a idéia é aumentar  também a economia do turismo, já que o turista que vem atraído pela questão ambiental geralmente gasta mais durante a viagem. "Com isso pretendemos também incrementar o gasto médio dos turistas na cidade", explica.

Além disso, Waldir conta que está preparando um plano de marketing estimado em R$ 1 milhão, que será tanto global, envolvendo todo o estado, como também dividido em dez planos regionais, para cada uma das regiões turísticas. "Ano que vem o plano de marketing já será aplicado em todos os nossos mercados, nacionais e internacionais".

Por: Juliana Siqueira

veja também