Secretária do Turismo de Porto Alegre conhece projetos de sucesso na Europa

Secretária do Turismo de Porto Alegre conhece projetos de sucesso na Europa

Atualizado: Quinta-feira, 9 Junho de 2011 as 8:54

Com o objetivo de conhecer experiências de sucesso na área de gestão e turismo de outros países, a secretária do Turismo de Porto Alegre, Abgail Pereira, cumpre agenda em Lisboa e Barcelona nas próximas quinta e sexta-feira. No sábado, em Madri, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio participará de um churrasco, onde serão apresentados os melhores cortes da carne gaúcha, assim como vinhos e outras bebidas de todo o Estado.

Na quinta-feira, Abgail se reúne com Paulo Loff, do Parque Expo, em Lisboa. O encontro servirá para que a secretária conheça o projeto realizado para a Expo 98, que transformou a cidade em um grande centro de captação de eventos mundiais. "Vamos conhecer esse projeto que deixou um legado aos portugueses que souberam transformar uma área degradada em um exemplo de grandiosidade. O Parque Expo une de forma muito exitosa o público e o privado, que trabalham de forma integrada para levar a Portugal encontros internacionais que contribuem para o desenvolvimento econômico do país e para o turismo local", avalia.

Em Barcelona, na sexta-feira , a titular da Pasta tem reunião agendada com Joana Homs, da direção do Consórcio Turisme de Barcelona para apresentação do trabalho que transformou a cidade para os Jogos Olímpicos de 1992 e alçou a capital catalã ao mais alto grau de competitividade no mercado turístico internacional. "Queremos buscar uma cooperação técnica e econômica com Barcelona para termos um outro olhar sobre Porto Alegre e a Região Metropolitana, sempre com a ideia de transformar o Rio Grande do Sul na capital de eventos do Mercosul. Eles enxergaram as oportunidades e aproveitaram os espaços ociosos para mudar a fotografia da cidade", afirma.

No sábado, o Restaurant Rubaiyat, em Madrid, servirá o melhor da carne gaúcha tendo como acompanhamento os vinhos, espumantes e a cachaça produzidos no Estado. Ao lado do governador Tarso Genro e do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, Abgail reforçará a gastronomia, um dos grandes atrativos do Rio Grande do Sul. "O churrasco é o que nos caracteriza e temos de aproveitar essa oportunidade para fazer com que, cada vez mais, os turistas venham para cá e desfrutem dessa nossa iguaria", diz.

Abgail retornará ao Estado no domingo junto com a comitiva que integra o voo inaugural da TAP. "Esse voo abre uma nova perspectiva para os negócios e o turismo, uma vez que não é a ligação Lisboa e Porto Alegre, e sim Europa e Rio Grande do Sul", conclui.    

veja também