Semana Nacional do Turismo inicia com exposição sobre diversidade cultural

Semana Nacional do Turismo inicia com exposição sobre diversidade cultural

Atualizado: Quarta-feira, 23 Setembro de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou no início da noite da última terça-feira, 22 de setembro, da inauguração da exposição "Turismo celebrando a diversidade", alusiva à 3ª Semana Nacional do Turismo. A solenidade conduzida pelo presidente da CTD (Comissão de Turismo e Desporto), deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), representante da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Neuto de Conto e o vice-presidente do CNC/Sesc/Senac (Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Eraldo Alves Cruz, foi realizada no hall da Taquigrafia, do anexo II, da Câmara dos Deputados. O evento também contou com a presença dos deputados da CTD, prefeitos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e representantes do trade turístico.

A exposição apresenta um mosaico sobre a diversidade cultural brasileira, criado a partir de estruturas de papelão. Informações sobre clima, etnias, relevo, pontos turísticos e manifestações culturais fazem parte da exposição.

Na oportunidade, o presidente da CTD, Afonso Hamm, destacou que o caminho é cada vez mais estabelecer uma agenda positiva em favor do turismo. Ele comentou que essas parcerias que estão sendo estabelecidas promovem ainda mais o potencial turístico do país. O deputado acrescentou que o Brasil já está com grande apelo de atrair mais turistas para os próximos anos, com a realização da Copa em 2014 e no dia 2 de outubro, com a possibilidade do anuncio do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016. Hamm lembrou que a CTD que nasceu em 2003, sendo a mais jovem das Comissões Permanentes, já tem grandes contribuições para o crescimento do Turismo.         

Potencial

O senador Neuto de Conto salientou que o turismo é um nicho extraordinário e que está em franco crescimento. "Turismo é lazer, cultura e negócio. É uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social.

Já o ministro do Turismo destacou que a boa relação entre o Ministério, as Comissões e o trade turístico simboliza o que o Brasil representa na diversidade e no conjunto de estilos e produtos turísticos. "O Brasil tem excelente diversidade cultural em todas as regiões", acrescentou.  

Na oportunidade, Eraldo Cruz, da CNC, enfatizou sobre o trabalho da Comissão que tem muito contribuído para a evolução do turismo. Ele ressaltou sobre o apoio que o setor recebe do ministro Barretto e acrescentou sobre a importância de mais uma iniciativa conjunta que tem como propósito demonstrar a diversidade cultural.

Programação

21 a 25 de setembro

Exposição "Turismo celebrando a Diversidade"

Local: Hall da Taquigrafia - Câmara dos Deputados

23 de setembro

14h30 - Inauguração da Galeria dos Presidentes da CTD

Local: Plenário 5 da Câmara dos Deputados

24 de setembro

10h - Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Turismo

Local: Plenário do Senado Federal

14h - Reunião do Conselho Nacional do Turismo

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21

25 de setembro

10h - 53ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Local: Sala de Reunião da CNC (SBN-Qd.1-Bl.B-nº 14-18º andar, Brasília)

veja também