Semana Nacional do Turismo terá atrativos na CTD da Câmara dos Deputados

Semana Nacional do Turismo terá atrativos na CTD da Câmara dos Deputados

Atualizado: Quinta-feira, 17 Setembro de 2009 as 12

A próxima semana será marcada por diversas programações em Brasília para comemorar a 3ª Semana Nacional de Turismo no Congresso Nacional. As atividades serão desenvolvidas de 21 a 25 de setembro. O evento também visa comemorar o Dia Mundial do Turismo, assinalado em 27 de setembro. A programação foi apresentada aos parlamentares nesta quarta-feira, durante a reunião ordinária da CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS).

Como ocorre todo ano, a OMT (Organização Mundial do Turismo) - instituição vinculada às Nações Unidas - deliberou que o tema a ser trabalhado em todo o mundo nesse ano é sobre "Turismo: celebrando a diversidade".

As atividades estão sendo organizadas pela CTD, Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Frente Parlamentar do Turismo, em parceria com o CNC/Sesc/Senac (Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e com apoio do MTur.

Na oportunidade, Hamm informou que a programação terá início às 18h, com coquetel de abertura da Exposição "Turismo celebrando a diversidade", no Hall da Taquigrafia do anexo II da Câmara dos Deputados. O presidente comenta que a exposição apresentará por meio de estruturas em papelão um mosaico da diversidade brasileira que tanto encanta turistas e visitantes de todo o mundo.

Atrativos

Outra programação que será realizada no dia 23 de setembro está marcada para as 14h30, no plenário 5 da Câmara dos Deputados, com inauguração da galeria dos deputados que já presidiram a Comissão. Para essa solenidade, está sendo aguardada a presença do presidente Michel Temer, ministro do Turismo, Luiz Barretto e Ministro do Esporte, Orlando Silva.  

Ainda faz parte da programação, a distribuição de cartilha contendo os Princípios Orientadores do Código Ético Mundial para o Turismo, que completa 10 anos de sua aprovação e o "Guia do Turista e Viajante Responsável", elaborado pela OMT como peça de sensibilização para práticas sustentáveis no turismo.

No dia 24 de setembro, às 10h, haverá Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial de Turismo, no plenário do Senado Federal e às 14h, reunião do Conselho Nacional do Turismo, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Já, no dia 25 de setembro, às 10h, será realizada a 53ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, na sala de reunião da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviço e Turismo).

veja também