Serra da Canastra tem "passaporte" com desconto e brinde para turista

Serra da Canastra tem "passaporte" com desconto e brinde para turista

Atualizado: Terça-feira, 28 Abril de 2009 as 12

Boa opção de viagem para os amantes do ecoturismo, a região da serra da Canastra (MG) ganhou um empurrãozinho turístico. A partir de agora, quem visitar o local pode adquirir o passaporte Caminhos da Canastra.

O livreto, que custa R$ 15, traz informações e fotos de 32 atrações que estão espalhadas pelas cidades de Araxá, Tapira, Sacramento e São Roque de Minas e pelos distritos de Desemboque e São João Batista da Serra da Canastra, além de um mapa da região.

Mas o maior benefício envolve o bolso. "Uma rede conveniada de hotéis, restaurantes e agências de turismo locais dá descontos a quem apresentar o passaporte. Além disso, conforme a pessoa passa pelas atrações, tem seu passaporte carimbado. Com oito carimbos, é possível ganhar brindes como camisetas e bonés", afirma Otávio Menezes, técnico do Sebrae-MG e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

A iniciativa é uma parceria do Sebrae-MG com o governo do Estado e a Associação Circuito Turístico da Canastra.

A serra tem atrativos que valem a visita independentemente dos brindes e apesar da distância - são cerca de 560 km de São Paulo. O passeio é um prato cheio para quem gosta de cachoeiras. Mais de 200 se espalham só pela região de Sacramento - para entrar naquelas que ficam em propriedades particulares, é preciso pagar R$ 3.

Criado para proteger a nascente do rio São Francisco, o parque nacional da Serra da Canastra oferece aos visitantes incríveis vistas panorâmicas e cachoeiras. No município de Araxá, o ponto alto são as águas. Há atrativos como piscina de água radioativa e banho de lama.

A principal dica para quem for ao local, porém, é ir com espírito aventureiro, sem esperar grandes luxos. Uma das atrações mais legais da serra é a imersão na cultura local. Aproveite para conversar com os moradores e pare para fazer refeições em fazendas locais, que oferecem o melhor da culinária mineira.

veja também