Setor aéreo sobe o preço das passagens

Setor aéreo sobe o preço das passagens

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 10:35

Depois de um ano em que o número de viajantes de avião superou o de passageiros de ônibus pela primeira vez, estimulado por preços baixos e promoções, o setor aéreo se prepara para uma temporada de altas tarifas e crescimento moderado, informa reportagem de Mariana Barbosa publicada na Folha desta quarta-feira.

"O setor é muito elástico, quando o preço aumenta a demanda retrai", explica o consultor André Castellini, sócio da Bain& Co.

A alta de preços, aliada a um crescimento menor da economia já está sendo sentida no setor. O setor vinha crescendo crescendo 20% ou mais há vários meses, mas em setembro a taxa caiu para menos de 10%. Em outubro, último mês com dados disponíveis, a expansão foi de 8,8%.

"O setor vinha crescendo de forma exagerada e a redução muito acentuada das tarifas não era sustentável", avalia Castellini.

O indicador usado pelas companhias para comparar preço de passagens é o yield, que representa o preço médio pago por passageiro por quilômetro voado. O yield da TAM cresceu 7% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo trimestre. O da Gol, que até setembro ainda estava 7,6% abaixo do ano anterior, em outubro subiu 7% na comparação com outubro de 2010.

Além do forte crescimento da economia no primeiro semestre, a demanda foi estimulada por uma briga pela liderança do setor. Agora, diante do cenário de menor crescimento em 2011, as empresas estão controlando a oferta.

Arte/Folhapress

veja também