Setur-MG certifica nova associação de circuito turístico na Região do Rio Doce

Setur-MG certifica nova associação de circuito turístico na Região do Rio Doce

Atualizado: Quinta-feira, 18 Junho de 2009 as 12

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, presidiu na última quarta-feira, 17 de junho, em Caratinga, na Região do Rio Doce, a cerimônia de Certificação da Associação do Circuito Turístico Rota do Muriqui. A solenidade aconteceu no Salão de Eventos do Vind’s Plaza Hotel e além do presidente, do gestor da entidade e do prefeito anfitrião, contou com a participação dos prefeitos  e representantes dos municípios de Ipanema, Piedade do Caratinga, Santa Bárbara do Leste e Santa Rita de Minas - municípios que também integram a nova associação.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, o caminho a ser percorrido por uma Associação do Circuito Turístico se inicia com a mobilização da região e a integração dos prefeitos e das entidades ligadas ao segmento. O  passo seguinte é organizar e desenvolver o setor, incentivando a roteirização dos atrativos. E,finalmente, partir para a promoção e incentivo à comercialização. "Cerca de 90% do turismo é feito pela iniciativa privada, principalmente a prestação de serviço e atendimento ao turista. Precisamos sempre buscar parceiros estratégicos para fortalecer e fazer a cadeia turística funcionar. O turista, quando chega a um município, ele é um novo consumidor e precisa ser estimulado para deixar riqueza nas regiões visitadas", ressaltou. A secretária lembrou ainda que para movimentar a cadeia produtiva do segmento, o turista precisa praticar os verbos comer, dormir, visitar e comprar.

O presidente da Associação do Circuito Turístico, Paulo Sérgio da Silva Gomes, diz que para a diretoria executiva a criação da entidade é a realização de sonho. "Com a certificação do Circuito, os municípios poderão articular ações mais pontuais para o desenvolvimento da atividade turística. Vamos conversar com os prefeitos para que eles tomem conhecimento de que o Governo de Minas, por meio da Setur, está de portas abertas para ser parceiro na execução de bons projetos turísticos", afirmou.

As Associações de Circuitos Turísticos certificados pela Setur-MG são contemplados com sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento destas associações, também incluem  sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

veja também