Siga pela Estrada Real

Siga pela Estrada Real

Atualizado: Segunda-feira, 7 Julho de 2008 as 12

Considerado um dos maiores complexos turísticos do interior mineiro, a Estrada Real foi construída durante longos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, onde buscavam por riquezas.

Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso das cidades e vilas históricas que se formaram com o passar dos tempos.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty. Mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa, foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho".

Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Dessa forma, originou-se o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1400 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.

O Instituto Estrada Real, em parceria com diversas entidades, está sempre realizando seminários, congressos e outros eventos para analisar, estudar e identificar potencialidades turísticas, industriais e de negócios das cidades e regiões pertencentes ao destino da Estrada. Com o intuito de contribuir para a melhoria dos serviços turísticos prestados, o Instituto apóia instituições que oferecem cursos nas áreas de turismo, cultura, meio ambiente, entre outros segmentos.

Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, venha explorar as belezas da região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio inesquecível. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado, a história de Minas e do Brasil.

Postado por: Débora Lacerda

veja também