Sintetizando Bali. O paraíso ao seu alcance

Sintetizando Bali. O paraíso ao seu alcance

Atualizado: Terça-feira, 19 Abril de 2011 as 11:06

Talvez nenhum local do globo terrestre reúna tantos encantos como um pequeno arquipélago no oceano pacífico. Bali estará sempre listado entre os mais fascinantes destinos de viagem do mundo. Sua natureza de cores e flora exuberantes acompanhada de fauna exótica e praias com águas tão transparentes que parecem enormes piscinas de tão azuis – além dos vulcões que recortam a paisagem –, garantem ao turista a experiência única de estar no paraíso.

Mas Bali não oferece ao visitante apenas sua beleza. Sua cultura rica, com grande relevância arqueológica e religiosa, revela uma história que conversa com turistas através de seus habitantes e edificações. O melhor da ilha é não fazer nada, ou, como sabiamente nos ensinam os italianos, o dolce far niente. Uma vez lá, o maior exercício a ser suplantado é escolher em qual praia se esticar.

Se procura por surfe ou mergulho, Bali é a Meca de ambos os esportes. As praias com melhores ondas da ilha – e para muitos, do mundo –, estão na Península de Butik. Lá também está o imperdível Templo Uluwatu, que se encontra no alto de uma enorme falésia. Trata-se de um prédio antiquíssimo, com centenas de simpáticos macaquinhos.

A construção é um palco para espetáculos religiosos e acredita-se que tenha sido erguido para proteger a ilha – quase 100% da população de Bali é hinduísta e toda casa tem seu altar de louvação aos deuses. Uma vez lá, no entanto, tome cuidado com os pequenos primatas e “donos do templo”. Eles já estão condicionados a roubar óculos escuros e carteiras para realizar um escambo por frutas com moradores locais.

Uma vez em Bali, sua viagem só estará completa se você se dispuser a esbaldar-se na deliciosa e intrigante gastronomia local. Do simples arroz com caldo de peixe (com um sabor único na terra) ao fumegante e condimentado Duck Rice, o indescritível pato com arroz, tradicional prato do arquipélago.

Fora as belas praias, Bali reserva diversos encantos e mistérios para os dias em que as pernas formigarem. A ilha oferece cachoeiras, trilhas em torno dos vulcões e um imperdível passeio por plantações de arroz. Saía do óbvio, fuja das multidões e confronte-se com sua realidade. No fim de cada dia, aproveite o sempre espetacular pôr-do-sol que impõe aos visitantes um momento de contemplação e celebração de uma vida que vale a pena.        

veja também