Site traça itinerários de filmes no mundo e divulga turismo cinéfilo

Site traça itinerários de filmes no mundo e divulga turismo cinéfilo

Atualizado: Quarta-feira, 5 Janeiro de 2011 as 1:43

Quem já não teve a sensação que já conhecia Nova York graças aos filmes de Woody Allen? E quem não se lembra de Audrey Hepburn e Gregory Peck em "A Princesa e o Plebeu"? O "turismo cinéfilo" agora tem um novo aliado: a internet, que registra itinerários reais dos filmes em sites como o movie-locations.com.

Quando John Huston ambientou os dilemas morais de um sacerdote mulherengo em "A Noite do Iguana" numa praia mexicana chamada Puerto Vallarta, não sabia que tinha acabado de "desvirginar" o lugar, que desde então se transformou num cobiçado destino turístico.

Baseando-se no poder da influência dos blockbusters, o site movie-locations.com publicou uma lista de lugares --inclusive editou um livro-- onde os filmes foram rodados.

Que tal um tour pela Nova Zelândia de "O Senhor dos Anéis" para as férias de 2011? Ali foi construído o parque Hobbiton para entrar no clima do sucesso da trilogia multimilionária.

O portal oferece a ferramenta de busca por país para depois descobrir quais filmes foram rodados na região e vice-versa, assim como filtrar por ator e diretor com a opção de conferir fotografias do lugar, como foi rodado e como é na realidade.

Em Sevilha, por exemplo, é possível visitar os sets onde foram gravados filmes como "Lawrence da Arábia" e "Guerra nas Estrelas - A Ameaça Fantasma". No primeiro, Sevilha foi "arabizada" enquanto no segundo, a praça da Espanha foi totalmente digitalizada.

Também é possível percorrer as ruas de "Blade Runner - O Caçador de Andróides" em Los Angeles, como o Bradbury Building no centro de Los Angeles (também cenário de "500 Dias Com Ela".

INDIANA JONES

Um pouco mais caro é seguir os passos de "Indiana Jones e a Última Cruzada", pois é preciso ir até o deserto de Petra, em Utah, passando por Londres, Granada e Veneza, sem falar de James Bond e Jason Bourne (da trilogia "Bourne"), que cruzam diversos países entre suas intrigas e perseguições internacionais.

Com mais calma em comparação ao ritmo frenético do filme, é possível acompanhar o percurso de "Corra, Lola, Corra", de Tom Twyker, por Berlim; e uma Londres na perspectiva do último "Sherlock Holmes".

Enquanto guias incluem o Hotel Hyatt, de Tóquio, para reviver o romance internacional de "Encontros e Desencontros" o movie-locations.com oferece opções menos óbvias.

"O Talentoso Mr. Ripley", com Matt Damon e Gwyneth Paltrow, sugere um passeio deslumbrante pelo litoral italiano, que inclui paisagens de Ischia, Procida e Anzio.

Para os mais meticulosos, Martin Scorsese traça um retrato de Nova York no início do século 20 em cenários como o jardim botânico do Bronx e na Academia de Música da Filadélfia.

E, finalmente, o site oferece itinerários definitivamente pouco glamourosos, como o do filme "Ou Tudo ou Nada", quando Robert Carlyle e seus companheiros desempregados resolvem fazer stripteasse ao ritmo de Donna Summer.

veja também