Sítios arqueológicos e natureza exuberante encantam turistas no México

Sítios arqueológicos e natureza exuberante encantam turistas no México

Atualizado: Terça-feira, 1 Fevereiro de 2011 as 1:07

Vestígios das civilizações pré-colombianas são o mais célebre cartão-postal deste país. Afinal, a presença dos maias no México é ainda mistério e deslumbre. Mas, para além disso, há muitas outras maravilhas e descobertas a fazer nesta terra de montanhas. O livro "México" (Manole) faz um tour por este vasto território em forma de lua crescente arqueada entre a América do Norte e do Sul, desde os Estados Unidos até Guatemala e Belize.

Comparados aos gregos, romanos, egípcios e fenícios, os maias governaram populosas cidades que se espalhavam desde Yucatán, Honduras, Belize, Guatemala e El Salvador. Como cidades-estado independentes, formavam um poderoso império cujo maior centro urbano era Uxmal, em Yucatán. Essa suntuosa cidade deixou como legado histórico, por exemplo, o palácio do governador, a mais bela construção maia em estilo clássico já vista.

O território mexicano foi formado há 65 milhões de anos, durante a era Cenozóica. Aqueles foram tempos de enormes erupções, quando se formaram as cadeias montanhosas no coração do país - mais de cem cones vulcânicos ainda despontam sobre os picos mais altos das serras Madre Ocidental e Serra Madre Oriental. Uma destas formações mundialmente conhecidas é a Barranca del Cobre, Chihuahua, 500 metros mais fundo que o Grand Canyon, no Colorado.

Parques nacionais e marinhos protegem uma rica fauna - ursos, linces, lobos, coiotes, onças, pumas, crocodilos. Além de milhares de baleias que chegam no inverno na costa da Baixa Califórnia - estreita península entre o Oceano Pacífico e o Mar de Cortés -, pode-se avistar ainda na região seus mais assíduos frequentadores: leões-marinhos e focas que descansam sob um céu de pelicanos, fragatas e andorinhas.

No livro, surge uma visão panorâmica deste México com sua natureza exuberante, com imagens e histórias do passado, as cidades coloniais, os mitos e as crenças da população local e as belezas da costa, incluindo aí, sem dúvida, Acapulco. Também, tudo sobre os charros, a versão mexicana dos cowboys americanos, especialistas na arte de laçar bois. Ou ainda sobre as festas populares e religiosas, presentes neste país de muitas tradições.

veja também