Sol, mar, dunas e ventos: uma combinação perfeita no litoral do Ceará

Sol, mar, dunas e ventos: uma combinação perfeita no litoral do Ceará

Atualizado: Terça-feira, 4 Janeiro de 2011 as 2:14

Está na dúvida entre curtir uma praia tranquila, se aventurar em passeios nas dunas ou praticar esportes náuticos? Problema resolvido: uma combinação de dunas de areia branca, mar azul, coqueirais e vento fortes faz da praia de Cumbuco um lugar perfeito para quem quer curtir tudo isso de uma única vez. Ao lado de destinos consagrados como Jericoacoara e Canoa Quebrada, Cumbuco, localizada no município de Caucaia, a 35km de Fortaleza, no Ceará, tornou-se um dos principais points turísticos estado. E tem correspondido à altura. Através dos anos, Cumbuco tem se adequado às exigências de quem a visita e já conta com mais de 40 pousadas e hotéis, incluindo um grande resort de padrão internacional. A pequena vila de pouco mais de 250 mil habitantes também se esmera para agradar a todos os paladares. De pratos de frutos do mar à comida italiana, os cerca de 20 restaurantes da região conquistam os fregueses mais exigentes. Alguns capricham no toque especial da comida caseira que faz parecer que estamos num almoço de domingo, em família.

A origem do nome Cumbuco gera discussão. Enquanto alguns nativos afirmam que a palavra significa "onda longa e baixa" em tupi-guarani, outros dizem que a origem do nome seria advindo de "cumbuca", uma espécie de cabaça utilizada na cozinha. Seja o significado um ou outro, ele pode ser traduzido por uma única palavra: "Paraíso". Paraíso do kitesurf: o local foi escolhido como um dos melhores do país para a prática do esporte, devido aos ventos constantes. Paraíso das dunas: não deixe de fazer um passeio de buggy e não esqueça de presenciar o maravilhoso pôr do sol nas dunas. Paraíso das lagoas: salpicadas entre dunas de areia branca, elas formam verdadeiros oásis com vegetação verde e garantem a alegria da criança com os esquibundas - como são chamadas as escorregadeiras na areia. Paraíso no mar: a praia de mar aberto forma um cenário maravilhoso com coqueirais e areia dourada com trechos praticamente desertos.

Com ou sem Emoção?

Ao lado do sossego da praia, o passeio de buggy é uma das principais atrações de Cumbuco. E sempre começa com uma frase já bem conhecida de quem já experimentou algum passeio nesse estilo: "com ou sem emoção?". A resposta é que define o grau de adrenalina nas dunas brancas. Se você escolher sem emoção, a velocidade máxima será de 40km/h. Mas se decidir por um passeio com emoção, prepare o coração para uma corrida com velocidade de até 100km/h e descidas radicais que podem chegar até perto dos 90 graus de inclinação.

Seja de um modo ou de outro, a diversão é garantida para toda a família e o cenário deslumbrante encanta qualquer viajante. No roteiro, uma parada na Lagoa Paramirim, uma das mais famosas. É hora para recarregar as baterias em uma das barracas de palha instaladas nas dunas. A segunda parada é na Lagoa do Banana, a maior da região. No local há infraestrutura para almoço e pode-se alugar lancha, caiaque e jet sky. A Lagoa do Cauípe é a terceira pausa do passeio, local adorado pelos praticantes de kitesurf e windsurf. Por último, uma visita à aldeia de pescadores que deu origem ao vilarejo, onde se pode comprar lembrancinhas da viagem. As excussões variam de 1h a 2h e custam entre R$ 140 e R$200 para quatro pessoas.

Como chegar

Cumbuco está inserida na região Metropolitana de Fortaleza, distante apenas 35 km da capital cearense. O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090.

Onde ficar

Vila Galé Cumbuco - www.vilagale.pt Duro Beach Hotel - www.durobeach.com Pousada Maracujá - www.pousadamaracuja.com.br

Serviço

Informações turísticas: (85) 3318 1282 Cooperativa de Bugueiros de Caucaia: (85) 3318 7309

veja também