SP apresenta queda de 22% nos acidentes na Semana Santa

SP apresenta queda de 22% nos acidentes na Semana Santa

Atualizado: Segunda-feira, 13 Abril de 2009 as 12

O índice de acidentes nas estradas paulistas apresentou queda de 22% nesta Semana Santa em relação ao ano anterior. O índice de acidentes (IA) da última Semana Santa foi de 0,7, contra 0,9 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,7, para dois, de uma operação para outra, uma queda de 25%. Já o índice de vítimas feridas apresentou uma diminuição de 52,4 para 41,8, de um ano para o outro, uma queda de 20%.

O índice de acidentes (IA) é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que influenciam o índice como a época do ano em que o feriado religioso acontece.

Esse ano, por exemplo, o feriado aconteceu com muita proximidade com outro feriado prolongado: o de Tiradentes, o que acaba diminuindo o fluxo de carros, por exemplo.

veja também