SP lidera pela 8ª vez ranking de turismo corporativo da América Latina

SP lidera pela 8ª vez ranking de turismo corporativo da América Latina

Atualizado: Sexta-feira, 15 Maio de 2009 as 12

Pela oitava vez nos últimos dez anos, São Paulo comemora a liderança do ranking anual da América Economia Intelligence, elaborado pela unidade de pesquisas da América Economia. A capital paulista foi considerada a melhor cidade para se fazer negócios na América Latina, repetindo a façanha já alcançada nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2006 e 2008.

A metrópole ficou à frente de destinos como Santiago (Chile), Miami (Estados Unidos), Cidade do México (México) e Buenos Aires (Argentina). Entre as demais cidades brasileiras, apareceram Rio de Janeiro (12º), Brasília (13º), Porto Alegre (15º) e Curitiba (16º).

"São Paulo apresentou os melhores resultados nos quesitos indústria, alta tecnologia, transporte, logística e finanças, o que atesta nossas múltiplas qualidades para receber mais de 11 milhões de visitantes do mundo todo e atrair 75% dos grandes eventos ocorridos no Brasil", ressalta Annie Morrissey, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

Entre as credenciais paulistanas apontadas pelo estudo estão o crescimento na estrutura de serviços corporativos, a capacidade de atrair as sedes das principais multinacionais, além de medidas inovadoras como a Lei Cidade Limpa que proíbe outdoors nas ruas.

A pesquisa avaliou 50 cidades e as impressões de executivos da região. O Índice de Competitividade Urbana obedece a 50 variáveis sócio-econômicas, entre as quais tamanho e dinamismo econômico, capital humano, serviços pessoais, serviços corporativos, conectividade física, poder da marca e sustentabilidade.

veja também