Surfe nas melhores ondas do mundo

Surfe nas melhores ondas do mundo

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 10:53

Surfar é uma paixão de milhares de brasileiros. Por sorte, o Brasil está repleto de belas praias com ondas maravilhosas. Mas, para quem quer variar e pegar ondas em outros litorais, há algumas dicas para lá de interessantes.

Claro que, para começar, temos de falar das ondas perfeitas do Havaí. Para se situar, procure a Ilha de Oahu, onde estão as melhores ondas e os melhores eventos do surfe; os locais e as ondas mais famosas são Sunset, Waimea Bay, Rocky Point e Pipeline - esta última (a da foto radical aí de cima) é onde acontece a etapa derradeira do circuito mundial, em dezembro.

No oceano Índico, a boa pedida é a Indonésia, com muitas ondas pequenas e médias, mas não menos empolgantes. As principais ilhas são Uluwatu e Padang Padang (Bali), G-Land (Java), Desert Point (Lombok), Mentawaii e Nias (Sumatra).

Banhado pelo Pacífico e o Índico, um dos países mais emocionantes para os surfistas é a Austrália, pátria de ondas de primeira classe. Os melhores lugares para a prática do esporte são Burleigh Heads, Kirra e Snapper's Rock (Gold Coast), Narraben e Manly (Sydney), Bell's Beach e Johanna's (Victoria), Gnarloo e Margareth River.

E quem pensa que a Europa só servia para passeios culturais vai se impressionar com as ondas de Mundaka – que também faz parte do circuito mundial de surfe –, no norte da Espanha. No verão, o mar é calmo, mas, em outubro, outono local, as ondas chegam aos 2,5 metros de altura. E ali perto, na França, está Biarritz, local preferido dos surfistas de verão.

É claro que existem outros tantos lugares para pegar ondas inesquecíveis. Mas se você não conhecia essas praias, programe-se, faça as malas, compre bastante parafina e se aventure pelo mundo afora com sua prancha.

Redação Custom Editora

Especial para Terra

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também