Temporada de verão bate recorde de turistas em Alagoas

Temporada de verão bate recorde de turistas em Alagoas

Atualizado: Sexta-feira, 26 Fevereiro de 2010 as 12

No title A temporada de verão teve saldo positivo para os alagoanos. O aumento no desembarque de passageiros e taxa de ocupação hoteleira apresentaram elevação e a expectativa do setor de turismo é que cheguem os feriados e eventos para aquecer a baixa estação.

Os últimos dados divulgados pela Infraero foram do mês de janeiro, que revelaram um crescimento bastante expressivo. O crescimento de janeiro, em relação ao mesmo mês de 2009, foi de 40,17% no desembarque total no aeroporto Zumbi dos Palmares, com 160.002 passageiros contra 114.158 em 2009.

Para os empresários da hotelaria, esta foi a melhor temporada dos últimos anos. A taxa de ocupação nos hotéis durante a temporada e Carnaval também teve aumento em relação aos anos anteriores. A média, segundo a ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), foi de 95% em janeiro, e 99% durante carnaval.

Não só os hotéis lucraram com a temporada de verão, taxistas, artesãos, os comércios formal e informal estão bastante satisfeitos com o movimento, que ainda no final de fevereiro pode ser visto em Alagoas. Até 30 de março, turistas vindos nos cruzeiros marítimos desembarcam no Porto de Maceió, totalizando mais de 120 mil visitantes em 59 navios.

De acordo com o presidente da Abav-AL (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas), Carlos Palmeira, o resultado da temporada não poderia ser melhor, fruto do trabalho integrado entre o setor público e privado na promoção e divulgação do destino Alagoas. "Podemos destacar também as ações do governo na captação de novos investimentos, na melhoria da infraestrutura e aumento da malha aérea", afirma Palmeira.

Carlos Palmeira acredita que os índices da baixa-temporada dos outros anos poderão ser melhorados este ano com a reconquista da preferência dos turistas. "Continuaremos investindo na promoção do turismo de lazer no Brasil e países da América do Sul, associado à captação de eventos com o Maceió Convention Bureau", conclui.

Pólos turísticos - Os pólos turísticos mais visitados, como Barra de São Miguel e Maragogi, tiveram uma temporada muito satisfatória. De acordo com o secretário de turismo da Barra de São Miguel, Lamartine Mesquita, mais de 120 mil pessoas visitaram o balneário entre dezembro e fevereiro. "Tivemos uma média de 65 mil foliões na Barra, durante o Carnaval", afirma Lamartine.

Assim como a Barra, Marechal Deodoro comemorou uma das melhores temporadas da década, com restaurantes e pousadas lotadas. A cidade também investiu no carnaval, com show e blocos de rua.

No litoral Norte, principalmente em Maragogi, os números revelam uma temporada com hotéis e pousadas lotadas. Segundo dados da Ahmaja - associação que abrange hotéis e pousadas do litoral Norte - a média de ocupação hoteleira foi de 90%, com alguns empreendimentos com 100% ocupados durante toda a estação.

veja também