Terras Altas da Mantiqueira proporciona várias opções de esportes

Terras Altas da Mantiqueira proporciona várias opções de esportes

Atualizado: Quarta-feira, 23 Junho de 2010 as 10:59

Mantiqueira significa em tupi "Montanha que chora". O nome da região, que fica entre São Paulo, Minas e Rio de Janeiro faz todo sentido devido a enorme quantidade de nascentes, cachoeiras e riachos em suas montanhas. A altitude média varia de 1.200 a 2.800 metros.

São muitas as opções de esportes e trilhas na região das terras Altas da Mantiqueira. É imprescindível passar por Campos do Jordão, além de visitar a charmosa cidade, conhecer os pontos turísticos como a trilha das Três Matas, do Alto Capivari, do Rola Tronco e do Tombo Certo são excelentes opções de passeio, para trekking ou para mountain bike.

Além das várias trilhas off-road, de carro ou de moto, com passeios pelas longas estradas rurais, pelas serras, não deixe também de conhecer a Cachoeira dos Pretos, Pedra do Forno ou fazer as trilhas da Pedra do Baú, Pedra Moura, Pico Agudo e Pico de Itapeva.

Para quem é amante da escalada ou montanhismo é possível fazer escaladas na Pedra do Baú e na Pedra Moura; E para os que gostam de voar livre, vôos de asa-delta e parapente no Pico Agudo e no Pico de Itapeva. A cidade possui agências e operadoras para rafting, bóia cross, escalada em rocha e arborismo.

Pedra do Baú A famosa pedra é ideal e muito usada para o montanhismo e escalada. Uma das vias de escalada (via ferrata) possui 370 degraus em ferro encrostados na pedra e 602 ganchos presos. Faz parte dos principais roteiros turísticos de Campos do Jordão, apesar de estar localizada no Município de São Bento do Sapucaí.

Gruta dos Crioulos Possui um dos maiores monólitos do mundo, devido a pedra côncava e arredondada. Um passeio tranquilo e bem agradável desfrutando as belezas naturais.

Pico do Itapeva Com 2030 metros de altitude o pico fica localizado a apenas 14 km da Vila de Capivari, sendo o quinto maior ponto do Brasil, podendo-se avistar do topo todo Vale do Paraíba.

Morro do Elefante No centro da Vila de Capivari, o acesso é feito via estrada pavimentada ou por teleférico. Possui 1800 metros de altura. Funciona de sexta a domingo e durante os feriados.

Horto Florestal é considerado o mais antigo Parque Estadual do Brasil, ocupando um terço da superfície total de Campos do Jordão. Com 8341 hectares de área, o parque está apenas 13 km da Vila de Capivari, com muitos riachos de águas cristalinas, trilhas e cachoeiras.

Delfim Moreira

Pico dos Marins Segundo maior pico do Estado de São Paulo, possui 2.420 metros de altitude, está localizado nas Terras Altas da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Trilha do Barão - Homenageia o Barão da Bocaina, que pode ser feita de bike ou trekking, totalizando 12 km.

Mosteiro de Santa Maria da Serra Clara - usado por monges beneditinos.

Cachoeira do Itagyba - com quedas de aproximadamente 40 metros é formada pelo Rio Taboão, fica apenas 1 km do centro.

Artesanato - Na cidade é possível encontrar artesanatos como trabalhos em madeira, bambu, tricô, crochê, cobertores de tear de lã de carneiro, além do macramé.

veja também