Tome banho de piscina natural no alto da serra capixaba

Tome banho de piscina natural no alto da serra capixaba

Atualizado: Terça-feira, 12 Janeiro de 2010 as 12

Depois de caminhar por uma trilha de mais de um quilômetro e de uma escalada de 92 metros, o turista merece uma recompensa. Que tal um banho de piscina no alto da serra? No Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo, as nove piscinas naturais esculpidas pela ação das chuvas nas rochas ficam a 1.450 metros de altitude e são um estímulo para aqueles que topam a aventura.

O parque fica na cidade capixaba de Domingos Martins, região serrana do Estado. Uma rocha de 1.822 metros de altura é o cartão postal desse destino. A Pedra Azul ficou assim conhecida por possuir liquens que mudam de cor com o sol. No início da manhã, a cor azulada é predominante.

Para quem não se arrisca em bancar o alpinista, é possível contemplar a bela paisagem com uma trilha menor, que infelizmente não chega às piscinas. Os passeios são gratuitos, mas é preciso agendar com um dia de antecedência: as turmas são guiadas e não podem ter mais de 40 pessoas. Há pousadas e outros serviços particulares no local, que também oferecem passeios a cavalo.

Por conta da altitude, Domingos Martins tem temperaturas amenas o ano todo e a média anual não passa de 20ºC. No inverno, a rua João Batista Wernersbach vira o centro de gastronomia e compras. Nela estão presentes as construções em estilo germânico, como em todo o centro da cidade. A arquitetura segue a mesma linha nos prédios históricos da Igreja Luterana e da sede da prefeitura, ambos rodeados por uma grande praça, repleta de fores.

Instituto Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo: para mais informações sobre as trilhas e agendamentos, ligue (27) 3248-1156.

Por: Dayanne Sousa

veja também