Tour do Rio promete impulsionar turismo no Estado

Tour do Rio promete impulsionar turismo no Estado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Rio de Janeiro será sede da primeira grande competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, reunindo as grandes estrelas mundiais dos pedais. De 28 de julho a 1º de agosto, a Cidade Maravilhosa e o interior fluminense serão palco do Tour do Rio, desafio para atletas profissionais com 783 km de percurso. Como cenário, montanhas, praias, reservas naturais e mais de dez municípios envolvidos.

O lançamento oficial do evento será realizado nesta terça-feira, no Palácio das Laranjeiras, com a participação do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do governador Sérgio Cabral, da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e dez atletas cariocas, entre eles Dani Genovesi, primeira ciclista latino-americana a conquistar o título da Race Across América, uma das provas mais difíceis do ciclismo mundial. Na ocasião, será montada versão compacta do tour nos jardins do palácio.

O Tour do Rio é um projeto que, com a bandeira do esporte, movimenta outros setores do País - como cultura, educação e sustentabilidade. Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, surge como pontapé inicial para promover a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente, como meio de transporte, diminuindo consequentemente a emissão de gases poluentes.

Um dos principais objetivos do projeto é garantir que os investimentos para a realização da competição possam gerar legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências, antes, durante e depois da competição. Serão mais de 500 pessoas envolvidas nas provas e cerca de 150 atletas, com equipes convidadas segundo os critérios internacionais da UCI (União Ciclística Internacional).

Com a escolha do Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e a excelente oportunidade para o desenvolvimento esportivo e turístico do Estado, o Tour do Rio será estímulo ao ciclismo brasileiro, com ações para formar nova geração de atletas na modalidade que mais distribui medalhas olímpicas (54 no total).

Durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre as cidades participantes estão Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios e Nova Friburgo.

"O Rio de Janeiro sempre foi a casa dos grandes eventos. E é nesse ambiente extraordinário de crescimento garantido que vamos receber o evento de ciclismo que vai inserir o Rio e o Brasil nos circuitos mundiais da categoria. O aspecto mais fantástico é que o Tour do Rio não ficará apenas na capital, mas passará por diversas regiões do nosso estado" explica o governador Sérgio Cabral.

"O Tour do Rio vai impulsionar a economia local de cada região, na proporção de suas participações. Isso será feito através da promoção turística, do fomento do ciclismo esportivo, de lazer e como meio de transporte, com ações de educação do trânsito e o desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte no Estado do Rio de Janeiro" revela Luisa Jucá, da Conexão, que espera a participação de mais de 200 mil pessoas ao longo do percurso.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições