Transforme-se em um autêntico homem das cavernas

Transforme-se em um autêntico homem das cavernas

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

Desde os tempos mais remotos o Homem tem fascinação pelas cavernas. Além de servir de moradas para hominídeos primitivos - e de ter as paredes utilizadas como telas para pinturas rupestres -, as cavernas já inspiraram até filósofos, como Platão, em sua famosa alegoria, e serviram de quartel general de super-heróis como o Batman.

E o fascínio continua... O caving é um esporte de exploração de cavernas que utiliza diversas modalidades para descer abismos, rastejar por dutos estreitos, nadar em rios subterrâneos e todo o tipo de dificuldade que uma caverna pode oferecer. Apesar do esforço, o visual dessas formações rochosas compensa. Estalactites, estalagmites, helictites são algumas amostras da beleza natural desses lugares.

Prática comum em países como França, Itália e Austrália, o caving exige bom preparo físico de seus participantes. Conhecimentos de resgate, técnicas de corda e natação são fundamentais para quem quer ter sucesso como homem das cavernas moderno. Paciência também será bem vinda, uma vez que certas cavernas oferecem obstáculos que podem levar um dia inteiro para serem transpostos.

No Brasil, os melhores lugares para exploração de cavernas são o Petar, no Vale do Ribeira, em São Paulo; Mato Grosso do Sul; Goiás; Minas Gerais; e Bahia. Para mais informações sobre o caving, consulte o site da União Paulista de Espeleologia.

Crédito da foto: União Paulista de Espeleologia

Redação Custom Editora

Especial para Terra  

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também