Trilhas pela costa: um segredo escondido na Califórnia

Trilhas pela costa: um segredo escondido na Califórnia

Atualizado: Sexta-feira, 24 Dezembro de 2010 as 10:36

Sob uma cobertura verde entrelaçada de sequóias gigantes, nós éramos liliputianos em um mundo brobdingnaguiano.

Nas encostas ocidentais das Montanhas Santa Cruz, com vista para o Oceano Pacífico, dois amigos e eu subimos ao longo das margens esponjosas e cobertas de musgo de um riacho borbulhante.

Tudo parecia ter tamanho gigantesco, em uma espécie de exuberância tipo pré-histórica: as árvores se erguendo até o céu, folhas enormes de trevos sob nossos pés, folhagens de samambaia que pareciam se estender para todos os lados. Líquen prateado pingando de carvalhos retorcidos, completando a sensação de estar perdida em uma terra de contos de fadas.

O fato desse portal para um mundo silencioso, antediluviano, estar a apenas uma hora de carro ao sul de San Francisco o torna ainda mais milagroso. Purisima Creek Redwoods é uma das 26 reservas que compõem o Midpeninsula Regional Open Space District - uma coleção de áreas protegidas somando aproximadamente 24 mil hectares entre San Francisco e San Jose.

Em março, o distrito adquiriu mais um pedaço de terra, os 137 hectares de Lobitos Ridge, que fica a oeste da área de Purisima Creek Redwoods. A meta final é criar um corredor de espaço público que chegue até o oceano.

E apesar de todos os inícios de trilhas estarem a uma hora de carro de várias grandes áreas urbanas, as centenas de quilômetros de trilhas são pouco conhecidas, exceto pelos moradores locais.

Ao todo, o distrito abrange uma área de mais de 1.400 quilômetros quadrados e oferece uma variedade impressionante de topografia.

Aqueles que gostam de caminhadas podem vaguear por densos bosques de altas sequóias, ou escalar através do chaparral. As reservas mais próxima do oceano são caracterizadas por pântanos salgados relvados.

Entre eles, há de tudo, desde floresta de carvalho até vastos prados. O terreno é lar de leões da montanha, pererecas e espécies raras como a tartaruga de lago do Pacífico (Actinemys marmorata). Uma placa ilustrada na trilha oferece este conselho útil caso você seja atacado por um leão da montanha: “Contra-ataque”. Alguns riachos que correm para o oeste são áreas de desova de trutas-arco-íris na primavera e de salmão prateado no outono.

Um motivo para as reservas permanecerem tão desconhecidas é que caminhar é o interesse principal. Durante nossa viagem, em um fim de semana de final de primavera, nós encontramos apenas um punhado de outros caminhantes e ciclistas de montanha.

"As trilhas são o que temos de melhor”, disse Leigh Ann Maze, um porta-voz do distrito. “A filosofia do Open Space District é realmente uma de pouco uso. Não há muito nas reservas além de ótimas trilhas para as pessoas explorarem.”

Ainda assim, há várias formas dos visitantes experimentarem as áreas.

O distrito oferece um programa completo de caminhadas conduzidas por naturalistas, trilhas de mountain bike desafiadoras, programas educacionais sobre a vida selvagem para a família e trilhas para passeios equestres.

Algumas atividades são focadas em etnobotânica; uma caminhada programada explora como a tribo Ohlone usava plantas nativas para cura e fins medicinais. Outras requerem mais adrenalina.

O Tour de Open Space, que ocorre em junho, é um circuito de mountain bike de 25 quilômetros que sobe mais de 900 metros pelas reservas de Skyline Ridge, Russian Ridge, Coal Creek e Monte Bello.

O acesso a todas as reservas é gratuito, assim como quase todas as atividades.

Só o Black Mountain Backpack Camp na reserva Monte Bello permite camping. Ele fica a aproximadamente 24 quilômetros a oeste de Cupertino, onde campistas têm vistas espetaculares do Vale de Santa Clara e do Monte Hamilton próximo.

Cinco áreas de camping - quatro delas acomodam quatro pessoas e uma pode receber 24 - estão disponíveis mediante reserva. Em agosto, caminhadas com guias também são oferecidas no início da noite para ver as Perseidas, a chuva de meteoros anual.

Com centenas de quilômetros de trilhas serpenteando pelas várias reservas, há opções para todo tipo de condição física e habilidade.

Por exemplo, apesar da Harkins Ridge Trail que tomamos ser uma árdua, subindo continuamente por quase quatro quilômetros, ela não é única forma de ver a Purisima Creek Redwoods Preserve; também há a Redwood Trail com 800 metros de extensão, uma trilha fácil e plana que começa na entrada norte e leva até mesas de piquenique protegidas por bosques de sequóias.

Mapas, assim como listagens detalhadas de trilhas menos extenuantes, boas para visitantes em cadeiras de rodas, carrinhos de bebê e crianças, estão disponíveis no site do distrito, openspace.org.

Quando nos cansamos de subir, voltamos pelo caminho do qual viemos: para oeste, na direção do oceano. Enquanto descíamos a encosta, nós passamos por celeiros vermelhos pitorescos, cavalos balançando o rabo preguiçosamente e por fragrantes bosques de eucaliptos.

Naquela noite, nos hospedamos no Beach House, um hotel com 54 quartos em Half Moon Bay, empoleirado em um penhasco com vista para o dedo rochoso de um quebra-mar e Pillar Point Harbor, uma marina de pesca em funcionamento (dependendo da estação, você pode comprar caranguejo fresco e salmão direito do barco). Toda noite, uma distante buzina de nevoeiro dá alertas para o mar.

Na manhã seguinte, após um café da manhã com frutas frescas e pão de nozes e banana, tomamos a trilha costeira de oito quilômetros bem em frente ao hotel. Surfistas pegavam as ondas e contornavam o quebra-mar enquanto caminhávamos ao longo dos penhascos ventosos que desciam até a praia.

Depois da caminhada do dia anterior, com suas vistas imensas, esta foi uma nova maneira de ver a costa. Vá até as reservas e você verá que elas são apenas um pedaço de um quadro maior.

Se você for

Das 26 reservas do Midpeninsula Regional Open Space District (650-691-1200; openspace.org), 24 são gratuitas e abertas diariamente do amanhecer até 30 minutos após o por-do-sol.

No Beach House Hotel (4100 North Cabrillo Highway, Half Moon Bay; 650-712-0220; beach-house.com/half-moon-bay-hotels.html), quartos duplos a partir de US$ 175, incluindo café da manhã continental.

O Garden Deli & Cafe (356 Main Street, Half Moon Bay; 650-726-3425) possui um pão fresco excelente e sanduíches feitos ao gosto do cliente e que sustentam (cerca de US$ 10), perfeitos para a trilha.

veja também