Turismetrô tem novidades a partir deste mês

Turismetrô tem novidades a partir deste mês

Atualizado: Quinta-feira, 14 Maio de 2009 as 12

O ano de 2009 chega cheio de novidades para a promoção turística de São Paulo. Entre as várias ações da SPTuris (São Paulo Turismo) está a repaginação do já consagrado Turismetrô, programa de roteiros que usa o metrô como meio de transporte. A iniciativa da SPTuris em parceria com o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) foi idealizada para que o turista ou morador possa apreciar as diversas riquezas culturais, turísticas e de lazer da cidade gastando pouco, obtendo informações históricas e ainda se divertindo com performances artísticas, sendo necessário apenas alguns bilhetes do metrô (máximo três). Todos os percursos têm acompanhamento de guias bilíngue e a presença de atores encenando a história de São Paulo.

Entre as inovações para este ano, além da inclusão de mais um roteiro (eram cinco, agora são seis), estão as novas intervenções artísticas. Os atores interpretarão novos personagens durante os trajetos, contando curiosidades de uma forma divertida e dinâmica e fazendo com que as pessoas que já fizeram os passeios voltem para conferir. As novidades já começam no dia 23 de maio.

Novos personagens das intervenções artísticas:

> Roteiro Sé: sai a noiva e entra uma empregada da Marquesa de Santos. A intervenção passa a ser no Pateo do Collegio;

> Roteiro Teatro Municipal: sai o estudante e entra um gari que faz a intervenção em frente ao prédio da Prefeitura;

> Roteiro Paulista: sai o jardineiro e entra um fazendeiro que faz a intervenção no Parque Trianon;

> Roteiro Luz: sai o engraxate e entre um maquinista;

> Roteiro Memorial da América Latina e Roteiro Memorial do Imigrante (ambos os roteiros têm passagem pela República e a intervenção é a mesma): esses roteiros não tinham intervenção antes. Agora é um porteiro da década de 50.

Também haverá uma nova campanha de divulgação do projeto com veiculação nas estações do Metrô, além de novos folhetos. O balcão do Turismetrô na Estação Sé (onde são comprados os bilhetes para os trajetos) ainda será reformado e os uniformes dos guias e atendentes, remodelados.

O Turismetrô, que completou três anos de existência e atendeu mais de 30 mil pessoas, já ganhou dois grandes prêmios publicitários e, de acordo com as pesquisas feitas junto ao público que realizou os roteiros, o programa tem índice de aprovação de quase 100%. O roteiro mais utilizado é o "Turismo na Sé" e o público hoje é formado, em sua maioria, por pessoas de outras cidades (73,43% são visitantes e 26,57% são paulistanos), contra os 30% do inicio do projeto. Esses visitantes vêm de 15 Estados brasileiros e 37 países. Os roteiros têm saídas às 9h e às 14h todo sábado e domingo (dependendo do roteiro).

Serviço:

Turismetrô

Saída da Estação Sé

Preço: tantos bilhetes quanto necessários para cada roteiro (mínimo um e máximo três)

Onde comprar: no balcão do Turismetrô na Estação Sé

Informações: www.cidadedesaopaulo.com ou www.cidadedesaopaulo.com/turismetro

Duração de cada roteiro: aproximadamente três horas

Reservas: (11) 2958-3714

Dias e horários: sábados e domingos, às 9h e às 14h (consulte)

veja também