Turismo alagoano supera expectativas no mês de julho

Turismo alagoano supera expectativas no mês de julho

Atualizado: Quarta-feira, 11 Agosto de 2010 as 1:19

O turismo alagoano vem apresentando crescimento a cada mês, comprovado por números de desembarques de passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares e também pela taxa de ocupação dos hotéis. O mês de julho, apesar de previsão de leve queda ou estagnação, devido às notícias das enchentes que afetaram cidades do interior de Alagoas em junho, apresentou aumento de 16% na chegada de pessoas no aeroporto de Maceió, comparado ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado de janeiro a julho, o crescimento foi ainda maior: 36%, comparado ao mesmo período de 2009.

Os dados da Infraero, divulgados pelo setor de operações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, comprovam que Alagoas mantém o crescimento no fluxo de passageiros desembarcados na capital alagoana. No acumulado entre janeiro e julho deste ano, desembarcaram 820.994 passageiros, contra 603.353 em 2009.

Só no mês de julho deste ano, 116.149 pessoas chegaram a Maceió em voos nacionais e internacionais. No mesmo mês do ano passado, 94.989 passageiros desembarcaram no aeroporto.

A taxa de ocupação hoteleira também se manteve aquecida em julho, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL). A média do mês foi de 75%, com picos, em alguns dias de julho, em alguns hoteis, de 90% de ocupação.

De acordo com a diretora da ABIH-AL, Tereza Bandeira, a hotelaria, em parceria com as secretarias de Turismo do Estado e do de Maceió, intensificou o trabalho de divulgação na mídia em mercados emissores e também o contato com as operadoras de turismo, o que gerou o resultado positivo. "Esclarecemos a situação das enchentes em Alagoas, que não afetaram o litoral nem a capital, e tivemos uma boa resposta do mercado. Com o crescimento do fluxo turístico a partir da segunda semana de julho", afirma Tereza.

Ações que geram resultados

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, o aumento no fluxo de passageiros reflete o resultado da divulgação do estado nos mercados emissores e a estruturação contínua de Alagoas, com a parceria da secretarias municipais e o empresariado local.

A Setur, Semptur e ABIH-AL participam e promovem alguns eventos no mês de agosto para divulgar o destino Alagoas em mercados emissores de turistas. Nos dias 13 e 14 de agosto, o destino estará presente no Workshop da Trend Operadora, em Recife. O evento reunirá cerca de 4 mil profissionais do turismo.

veja também