Turismo busca alternativas para 2009

Turismo busca alternativas para 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou na manhã desta quarta-feira 11 de fevereiro, em São Paulo , que o calendário de eventos do turismo sinaliza a vitalidade do setor. Segundo o ministro, os bons resultados do verão e as projeções favoráveis de crescimento demonstram que este mercado tem conseguido contornar os efeitos da crise econômica mundial. ''A indústria do turismo é ainda bastante jovem, mas vem oferecendo respostas maduras em um cenário de crise. A iniciativa privada está sabendo criar condições para que os brasileiros viajem mais pelo país, o que contribui para melhorar o desempenho econômico nacional e ajuda o Brasil a sair fortalecido de um momento crítico mundial'' disse Barretto na abertura do 15º Workshop CVC "Cores e Sabores do Brasil e do Mundo" - Feira de Exposições e Bolsa de Negócios.

Apesar dos reflexos da crise financeira no mercado mundial de turismo, no Brasil a projeção de crescimento para o setor é de 20% na temporada verão 2008/2009. Para Guilherme Paulus, presidente do Conselho de Administração do Grupo CVC, esse otimismo ainda reflete o crescimento de 2008. Segundo ele, o embalo dos números do ano passado vai “conter o risco de desaceleração no setor e ajudar a sustentar números positivos no médio prazo. E o verão e o Carnaval representam um impulso fundamental neste início de ano", apontou Paulus.

A abertura do evento contou com as presenças do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Bismarck Maia, do presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), Carlos Alberto Amorim Ferreira, do governador da Bahia, Jacques Wagner, e do ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer.

Um dos maiores eventos do calendário nacional do setor neste ano, a feira deve receber aproximadamente 12 mil agentes de viagem até amanhã, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. No local, 500 expositores nacionais e internacionais estão reunidos para fazer negócios e conhecer as últimas novidades em produtos e serviços turísticos para a temporada 2009/2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições