Turismo de aventura, mas com estilo

Turismo de aventura, mas com estilo

Atualizado: Segunda-feira, 24 Janeiro de 2011 as 2:56

Viajar pedalando ou caminhando, mas sem abrir mão do conforto de um bom hotel ou de uma elaborada refeição. É esse misto de turismo de aventura com serviços exclusivos que a operadora Butterfield & Robinson oferece, com novos roteiros a cada ano. Para 2011, o mapa de novidades da empresa apresenta pedaladas pela costa da Dalmácia, na Croácia; entre Berlim e Dresden, na Alemanha; de Viena a Budapeste; e pelo distante Mianmar. Entre as novidades, ainda há roteiros na Islândia (de trekking e com crianças) e pelos parques ecológicos de Ruanda.

- O maior diferencial é que embora sejam viagens de bicicleta ou caminhada, o foco principal não é o esporte, mas sim toda a exploração cultural e gastronômica das regiões visitadas, além da grande interação com a natureza - diz a representante da Butterfield & Robbinson no Brasil, Márcia Lucas.

Ela diz que os brasileiros representaram 10% dos clientes da operadora em 2010. Muitos deles foram em busca de destinos menos explorados, como o novo tour de oito dias pela costa croata, a bordo de um veleiro de cinco cabines. Partindo da medieval Dubrovnik e chegando em Split, a expedição passa por belas paisagens, como a Península de Peljesac, a cidade de Korcula, o porto de Hvar.

A bicicleta é o principal meio de transporte nos roteiros europeus, Berlim-Dresden e Viena-Budapeste, ambos de seis dias e cinco noites, com paradas obrigatórias em restaurantes bacanas e pernoites em hotéis que funcionam em antigos castelos e palácios.

Fora do Velho Continente, uma das novidades mais interessantes é o tour de oito noites por Mianmar, no Sudeste Asiático. Combinando trechos em avião e barco com bicicleta, o visitante sai de Yangon, maior cidade do país, e passa por aldeias camponesas no interior, conhece ruínas, como as de In Dien, monastérios, como o Amarapura, e atravessa o lago Inle. Sempre experimentando a culinária local.

A empresa lançou também este ano as "Avid trips", viagens para roteiros já tradicionais, como Puglia, Provence, Borgonha e Catalunha, só que mais desafiadoras. Os preços dos pacotes variam de US$ 5 mil a US$ 11 mil, e as informações estão no site www.butterfield.com .

veja também