Turismo de aventura no Jalapão

Turismo de aventura no Jalapão

Atualizado: Sexta-feira, 16 Abril de 2010 as 12

Você conhece a Serra do Gorgulho? Já ouviu falar da Comunidade dos Mumbucas? Ou gostaria de tomar um banho no Fervedouro? Pois esses lugares são grandes atrações do Jalapão, no Tocantins, um dos principais roteiros de turismo de aventura do Brasil.

Localizado no centro do país, o Jalapão é um lugar para se fazer muitas descobertas, entre elas ver a a junção entre o Cerrado e a Caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira repleta de cachoeiras, rios e corredeiras. Esse é um dos motivos pelo qual o Jalapão é procurado para a prática de rafting.

Aproveitando a viagem, você poderá conhecer os mumbuca, um povoado local descendente de escravos. É nessa comunidade que as mulheres trabalham o capim dourado, já famoso mundialmente.

Além de ser um paraíso das águas, o Jalapão é um lugar onde flores e animais exóticos convivem em perfeita harmonia. É um verdadeiro oásis, com direito a vegetação fechada, brejos e riachos. E um grande poço de água azul transparente, que é, na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. Essa é a região conhecida como Fervedouro, na qual as águas que brotam da areia criam o engraçado fenômeno da ressurgência, que não te deixará afundar de jeito nenhum. Experimente essa sensação de leveza!

Conhecido por ser um dos último rios de água potável do mundo, o Rio Novo chama a atenção de quem o conhece. Cercado pela natureza selvagem e pelas maravilhosas praias de suas margens, é pra lá que os aventureiros vão para praticar esportes radicais, como rafting, canoagem, rapel e boia-cross.

Não deixe de conhecer a região da Cachoeira da Velha, que conta com uma linda praia, e a Serra do Gorgulho, local formado por um solo arenítico que ajuda a formar verdadeiras esculturas rochosas – ideal para os adeptos de trekking e mountain bike e para quem, como você, quer muita aventura.

Uma das maiores maravilhas naturais do país, o Jalapão abriga um belo complexo de cachoeiras

Quem leva

Canoar

Tel.: (11) 2856-5777

Redação Custom Editora

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também