São Paulo, o maior destino do Brasil. O melhor desempenho em todos os anos. Assim foi o turismo da capital paulista em 2010, festejado com os números mostrados no balanço geral feito pelo prefeito Gilberto Kassab, durante o São Paulo Fashion Week, que abre a grande temporada anual de eventos da cidade. Foram 11.7 milhões de visitantes durante o ano passado, 1,6 milhão de estrangeiros e 10,6 milhões de brasileiros.
Para o executivo paulistano, São Paulo se consolida como principal destino turístico do País. O crescimento foi de 3,54% em relação a 2009 e os gastos turísticos dos visitantes somaram R$ 9,6 bilhões. O desempenho do turismo na maior cidade do continente comprova um desempenho forte, diversificado e que exige um compromisso atuante de todos os segmentos para assim continuar.
Pensando exatamente nesta continuidade foi que o prefeito anunciou o lançamento do Plano Turístico Municipal, o Platum 2001-2014, desenvolvido pela São Paulo Turismo (SPTuris), juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e entidades do setor. O principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento social, econômico e cultural do turismo na cidade, com maior desempenho de suas atividades iniciativas, programas e ações que incrementem com qualidade o mercado e o afluxo de turistas.
Para manter os bons resultados, é preciso pensar na continuidade desse trabalho. Por isso estamos lançando o Platum, que é um grande planejamento dos próximos anos, com metas e projetos desenhados, considerando ainda que em 2014 vamos sediar um dos mais importantes eventos do planeta, a Copa do Mundo, anunciou Caio Luiz de Carvalho, em nome da SP Turis e mostrando os tópicos abordados pelo Platum.
- Gestão Pública do Turismo na Cidade de São Paulo;
- Cenário Global do Turismo;
- Aspectos gerais do Turismo na Cidade de São Paulo;
- Caracterização Socioeconômica da Cidade de São Paulo;
- Desenvolvimento do Mercado Turístico;
- Ações Efetivadas pelo Turismo na Cidade de São Paulo - 2007 a 2010;
- Entraves Críticos e Propostas para o Turismo;
- Diretrizes Estratégicas para o Turismo - 2011 a 2014;
- Propostas Específicas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014;
- Turismo na Cidade de São Paulo com o Horizonte 2020.
As projeções apresentadas indicam um sólido e contínuo crescimento da atividade, considerando-se ainda um grande investimento na melhoria do produto turístico paulistano, com destaque para os investimentos em mobilidade urbana, transportes e o início das obras do Expo São Paulo, em Pirituba. Para se ter uma ideia, em 2014, a cidade de São Paulo deverá receber 15,8 milhões de visitantes (incluído o impacto da Copa).
O Platum contém ainda uma projeção desenvolvida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para o horizonte de 2020, quanto o Expo São Paulo estará concluído e a capital paulista deverá receber perto de 16,5 milhões de turistas, número este que poderá aumentar caso a cidade capte a realização da Expo Mundial 2020, como é bem possível que venha a acontecer.
O Plano de Turismo Municipal pode ser acessado pelo site www.cidadedesaopaulo.com
Números
O turismo de 2010 na cidade teve bons números em todas as direções. A ocupação dos hotéis em 2010 cresceu 11,7% no comparativo com 2009, fechando com uma taxa média anual inédita de 68,5%, e o registro de alguns períodos - outubro e novembro - com média acima de 90%. A permanência média cidade foi de 5,6 dias para os estrangeiros e 3,6 dias para os brasileiros.
A arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) com a atividade turística (grupo 13, hospedagem e turismo) foi outro índice que surpreendeu. O aumento foi de 26,6% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 158,4 milhões para os cofres públicos, excluindo aí receitas extras geradas direta ou indiretamente pela cadeia produtiva do entretenimento e serviços. Foram gerados 413 mil postos de trabalho pela indústria de turismo e eventos.
Temos trabalhado São Paulo pensando sempre no tripé eventos, negócios e agenda cultural. Assim, hoje somos o primeiro destino do país, temos a melhor infraestrutura turística, com uma oferta de 42 mil quartos em 410 hotéis, e passamos a trabalhar usando o que a cidade tem de melhor a favor do turismo, que é o conceito de economia criativa, complementou o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho que acrescentou:
"De 2005 para cá, temos intensificado o trabalho junto a cadeia produtiva e mostrado que nosso produto, o ser paulista, ser brasileiro, ser diverso, é muito bom. Da mesma forma, São Paulo também vem atraindo muitos shows e eventos internacionais, musicais da Broadway, tem uma das melhores night lifes do mundo, e tivemos a criação da Virada Cultural e também de equipamentos culturais excepcionais, como os museus da Língua Portuguesa e do Futebol. Tudo isso forma esse caldeirão cultural que é a cidade e desperta o interesse dos potenciais visitantes, que assim enxergam que São Paulo pode oferecer uma experiência completa de Brasil e de mundo, afirmou o presidente da SP Turis, relacionando também mais números do turismo paulistano.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições