Turismo do Recife (PE) terá plenária no Orçamento Participativo

Turismo do Recife (PE) terá plenária no Orçamento Participativo

Atualizado: Quinta-feira, 18 Junho de 2009 as 12

O turismo está cada vez mais próximo da comunidade recifense. A prova disso é a realização da primeira plenária temática do Turismo para a definição do OP (Orçamento Participativo). A Secretaria de Turismo do Recife já está preparando a pauta para levar à população, em agosto. Uma prévia será levantada durante a reunião do Conture (Conselho de Turismo do Recife), marcada para o próximo dia 30 de junho, a partir das 9h.

As discussões do OP do Turismo dividiam espaço com a plenária temática de Desenvolvimento Econômico. No ano passado, a população passou a considerar o Turismo uma fonte de renda e oportunidade. A mudança de perspectiva aconteceu durante os projetos Ano do Turismo no Recife, Turismo na Comunidade e O Fuçador , que estimulou a geração de renda para a comunidade e envolveu universitários em prol do setor.

"Conseguimos aproximar mais a comunidade e mostrar a importância da atividade", completa o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. Ainda no ano passado, a comunidade pediu a individualização da plenária, acatada pelo então prefeito João Paulo, para definir o que os recifenses querem do Turismo no OP para a cidade.

O OP é uma estrutura governamental que permite a influência e decisão dos cidadãos sobre os orçamentos públicos a serem investidos pelas prefeituras. O OP no Recife conta com assembléias abertas periódicas promovidas pela Prefeitura do Recife com a comunidade para definir o que a população quer para o seu bairro em todas as áreas: educação, saúde, infraestrutura, entre outras.

veja também