Turismo é setor com mais futuro em Portugal, diz estudo

Turismo é setor com mais futuro em Portugal, diz estudo

Atualizado: Quarta-feira, 29 Julho de 2009 as 12

O estudo sobre "A Gestão Empresarial em 2009&S243;, da Accenture e SAP, dá conta que "o setor com mais futuro, quer em geração de emprego (42%), quer em crescimento econômico (63%), é o do Turismo e Restauração". Os restantes setores que apresentam maior potencial na economia portuguesa são os de Tecnologias de Informação e Comunicação (48%), seguido dos setores de Energia, Ambiente e Saúde.

O estudo revela ainda um abrandamento do otimismo dos gestores, sendo que 35% (o pior valor dos três anos em estudo) afirma que a competitividade das empresas portuguesas diminuiu no mercado interno, reflexo da situação difícil que as empresas atravessam.

Além disso, 54% dos inquiridos refere que a competitividade das empresas portuguesas no mercado externo piorou, uma tendência contrária à verificada em 2007, ano em que entendiam que a competitividade no mercado externo estava a melhorar.

Assim, o setor do Turismo, que em 2007 recolhia 63% de opiniões favoráveis, foi aquele que registou a maior inversão, ou seja, uma opinião menos favorável, no que à competitividade diz respeito, na ordem dos 14%. No setor dos Serviços da Saúde acontece exatamente o contrário: se, em 2007, 39% não acreditava na competitividade do setor, em 2009, 35% a considera favoravelmente, logo após o setor da Administração Pública, com 44% de opiniões favoráveis.

De acordo com Luís Pedro Duarte, partner da Accenture Portugal, responsável pela área da Estratégia "este estudo revela que os gestores portugueses sentem de forma direta os efeitos da atual conjuntura econômica, mas é importante destacar a sua atitude positiva em ultrapassar as dificuldades existentes e melhorar a sua posição competitiva". E, continua, "em particular, a preocupação sobre as questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável das suas empresas, bem como o estímulo em reforçar a capacidade de inovação, são fatores competitivos a destacar".

veja também