Turismo em cavernas

Turismo em cavernas

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 10:24

As cavernas e grutas fascinam o homem desde sempre. Suas formações geológicas seduzem o olhar pela diversidade, complexidade e pelo tempo que a natureza investiu nelas - são milhares de anos até que adquiram a forma como as conhecemos hoje. O turismo de cavernas - ou espeleoturismo - consiste justamente em explorar e conhecer o interior dessas fantásticas formações.

Como em todo o mundo, o interesse pelo espeleoturismo no Brasil tem crescido bastante. Isto se deve ao aperfeiçoamento técnico desenvolvido nas unidades de conservação do País nos últimos anos. São cerca de 2.800 cavernas cadastradas, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, embora a instituição reconheça que esse número seja bem superior. Deste total, 53 são consideradas turísticas.

Na Região Nordeste, dois grandes Parques Nacionais oferecem passeios às cavernas e grutas: o da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia; e o da Serra da Capivara, no Estado do Piauí - sendo que este último foi inscrito na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade, pela Unesco. Ainda na divisa entre os Estados da Bahia e de Goiás, pode-se visitar um dos mais importantes sítios de cavernas do Brasil: o Parque Estadual de Terra Ronca - um passeio imperdível.

No Centro-Oeste brasileiro também há boas cavernas e grutas para se visitar. No Estado do Mato Grosso, vale a pena conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. No Estado do Mato Grosso do Sul, a atração é a cidade de Bonito, que abriga as famosas grutas de São Miguel e a Gruta do Lago Azul.

Na Região Sudeste, o Estado de Minas Gerais reserva bons passeios aos espeleoturistas. Na cidade de Cordisburgo, não deixe de ir à Gruta de Maquiné; em Sete Lagoas, à Gruta Rei do Mato; e em Lagoa Santa, à Gruta da Lapinha. O Estado de São Paulo também oferece uma excelente opção: o Parque Estadual do Alto Ribeira - PETAR. Ali há quatro núcleos de visitação, repletos de grutas e cavernas a serem exploradas - sempre com o acompanhamento de um guia especializado. Podem-se encontrar boas surpresas até mesmo no mais urbano de todos os Parques Nacionais do Brasil, o da Tijuca, no Estado do Rio de Janeiro.

Explore as grutas e cavernas do nosso País e faça das suas férias uma viagem inesquecível. Venha, e vire fã.

Cidades em destaque

Cordisburgo

Inserido no Circuito das Grutas do Estado de Minas Gerais, Cordisburgo abriga a famosa Gruta do Maquiné, com maravilhosas formações geológicas. Saiba Mais

Lagoa Santa

Com belas grutas e morros, a cidade oferece ecoturismo, cultura e história num mesmo lugar. Saiba Mais

Chapada Diamantina

Os chapadões, rios, cachoeiras, grutas e lagos subterrâneos fazem desse destino um passeio especial pelo interior do Brasil. Saiba Mais

Terra Ronca

A beleza natural de suas grutas e cavernas, repletas de estalactites e estalagmites, é de impressionar. Saiba Mais

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Composto por um grandioso conjunto de cavernas, grutas e abismos, é abrigo de importante patrimônio espeleológico nacional. Saiba Mais

veja também